Reflexão

10 Coisas que pais solteiros mantêm em silêncio para evitar julgamentos cruéis

A experiência de ser pai ou mãe solteiro é desafiadora e repleta de nuances que muitas vezes não são discutidas abertamente.

O receio de julgamentos e estereótipos pode levar os pais solteiros a omitirem certas verdades sobre suas vidas devido ao temor do julgamento social e destacar as complexidades dessa jornada única.

10 Coisas que pais solteiros mantêm em silêncio para evitar julgamentos cruéis

1. Suas palavras machucam. Todos os pais solteiros estão plenamente conscientes de que existe um estigma associado à nossa posição – que chegamos ao nosso status através da estupidez ou de ações imorais. Você nunca conhece a história de alguém, você pode fazer tudo “certo” na vida e ainda assim acabar sendo pai solteiro.

Ou você pode ter uma gravidez não planejada ou se divorciar, a vida acontece e o que devemos lembrar é que cada pai solteiro está fazendo o melhor que pode por seus filhos. Rebaixá-los não dá uma vida melhor à criança, mas encorajar e apoiar os pais pode.

2. Vamos surtar se você se referir aos nossos filhos como “bagagem” – mas também não queremos namorar uma pessoa que tenha filho e seja solteira. Não é para todos e, filhos são muito importantes, os meus são a parte mais importante da minha vida e é fundamental que qualquer pessoa com quem eu namoro esteja disposta a respeitar isso.

3. Não somos ricos. Se você é mãe solteira, as pessoas presumem que você está coberta pela pensão alimentícia, mas na maioria dos casos isso não é verdade. Nem todos os pais pagam pensão alimentícia e, quando o fazem, geralmente não é suficiente para cobrir a maior parte ou todas as despesas relacionadas aos filhos. Criar um filho é muito caro – muito poucas pessoas conseguem fazer isso sozinhas.

4. Sempre haverá algum drama com o “outro”, se ele estiver por perto. Tentamos ao máximo ser adultos razoáveis, mas todos ficam emocionados quando se trata de seus filhos. Haverá conflitos, e isso é natural e muito mais saudável do que fingir que você nunca terá uma diferença de opinião sobre como criar seu filho.

5. Sentimo-nos isolados e solitários. Não pertencemos às outras mães que têm apoio financeiro e emocional dos maridos – mas também não pertencemos às nossas outras amigas solteiras, elas não têm ideia de como é ter um filho. A menos que você tenha a sorte de ter alguns ótimos pais solteiros amigos em sua vida, é realmente difícil se conectar com outras pessoas.

6. Preocupamo-nos constantemente por não estarmos fazendo um trabalho bom o suficiente. Todos os pais se preocupam com isso, mas eles não têm vozes sociais dizendo que realmente podem estar. “As crianças precisam de uma mãe e de um pai.” Certo? Mas isso está fora do nosso controle neste momento, e tudo o que podemos fazer é canalizar essas preocupações para fazer o melhor trabalho possível.

7. Não somos muito divertidos. Ser a única pessoa no mundo responsável pela vida de outra pessoa pode deixá-lo maluco. Estou cansado o tempo todo. Quando meus pais se voluntariam para ser babá durante a noite, eu adoraria me encontrar com meus amigos e ir dançar no bar como eles querem… mas tudo que consigo encontrar energia para fazer é adormecer no sofá às 20h. Sinto que estou decepcionando esses amigos toda vez que isso acontece, mas não consigo evitar.

8. Não temos um forte senso de “eu”. De todos os nossos amigos – amigos casados, amigos solteiros, somos nós que temos menos tempo para cuidar de nós mesmos. Quando ouço pessoas falando sobre leitura ou novas metas de condicionamento físico, fico sempre com muito ciúme.

Todo o meu tempo é gasto trabalhando, cozinhando, cuidando da minha casa e estando com meu filho em tudo isso. Posso levá-lo para novas aulas ou para experimentar um novo esporte, mas isso não me dá tempo para fazer o mesmo. Fico por perto para assistir porque acho que é isso que ele quer.

9. Muito antes de nossos filhos entenderem a conversa dos adultos, conversávamos com eles como eles podem. Nada inapropriado, mas quando você fica sozinho a maior parte do tempo com um bebê, precisa conversar com alguém.

10. Alguém elogiando nosso filho significa muito para nós. Isso não é surpreendente, mas é surpreendente como raramente os pais solteiros ouvem isso – a maioria das pessoas tem um pai ou mãe em quem se apoiar e obter apoio. Quando você faz isso sozinho, precisa ser seu próprio sistema de apoio, e isso pode ser muito gratificante – mas só traz seus próprios desafios.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Professora é criticada por ensinar regra de português sobre “obrigado” e “obrigada”

Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…

10 horas ago

Verdades chocantes sobre namorar um homem mais jovem que você

É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…

10 horas ago

O que é o “Divórcio Cinza” e por que ele está se tornando cada vez mais comum?

O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…

11 horas ago

Você sabe pra que serve esse botão no seu carro? Saiba quando e como usá-lo corretamente

Você já reparou no botão de recirculação do ar no painel do seu carro, porém,…

11 horas ago

17 Segredos que as mulheres não querem que os homens saibam

As relações entre homens e mulheres podem ser complexas, porém, ao entender alguns segredos pode…

11 horas ago

Médico alerta sobre “perigo silencioso” que pode indicar um sério problema de saúde

Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum,…

11 horas ago