A maioria das questões ou situações que evocamos em nossa mente são baseadas no medo e na preocupação e não nos ajudam.
Embora pensemos que, ao pensar demais, estamos nos ajudando ou nos protegendo de alguma forma. O que estamos fazendo é nos privar deste dom neste exato momento.
Aqui estão 10 maneiras de parar de pensar demais:
1. Pare e concentre-se nas coisas positivas que estão acontecendo agora
Nós nos tornamos uma sociedade que permite que o excesso de pensamento e o pensamento negativo prevaleçam. Simplesmente mudando seu foco para o que te faz feliz ou pelo que você é grato, você pode começar a treinar sua mente para pensar de forma mais positiva.
Lembre-se: Leva apenas um tijolo de cada vez para construir uma casa…
Consequentemente, você começará a se sentir mais tranquilo e parará de pensar demais, pois não colocará mais tanta ênfase na negatividade que percebe dentro de si e em outros lugares.
Lembre-se, a energia flui para onde vai a atenção – você pode parar de pensar demais criando consciência por trás de seus pensamentos.
2. Repita palavras pacíficas para si mesmo ao longo do dia
Preste atenção ao seu cérebro neste exato momento… que tipos de pensamentos você observa?
Muito provavelmente, você notará que a maior parte do seu pensamento excessivo se concentra no que você tem que fazer hoje, no que alguém disse que o deixou com raiva ou até mesmo em pensamentos degradantes sobre você.
Por favor, não se sinta mal; manter uma mentalidade positiva consistente nem sempre é fácil com tanta negatividade ao nosso redor. No entanto, você pode combater os pensamentos negativos e indutores de estresse com palavras simples e pacíficas.
Sempre que sentir um ataque de ansiedade chegando, introduza palavras calmantes em sua consciência, como as seguintes. Tranquilo. Calma. Pacífico. Serenidade. Luz. Amor. Relaxante. Brisa. Praia.
As duas últimas palavras da sequência descrevem o cenário, o que você pode fazer se isso o deixar em paz. As palavras carregam muito significado e poder, então use-as a seu favor sempre que se sentir estressado.
3. Viva aqui e agora
Esqueça os recados que você tem que fazer amanhã depois do trabalho, as contas que você tem que pagar na próxima semana ou a incerteza do seu futuro que você ainda nem chegou.
Quando você deixa pensamentos como esses ruminarem, isso pode causar grande mal-estar no corpo e até mesmo levar à ansiedade, depressão, estresse crônico e outros problemas sérios.
A maior parte da ansiedade é causada por viver em um tempo diferente do que temos agora, então volte ao presente sempre que sentir que seus pensamentos o levam a outro lugar.
4. Saia na natureza para diminuir o excesso de pensamento
A natureza é a maneira perfeita de acalmar uma mente ocupada. Você pode fazer isso no fim de semana ou durante a pausa para o almoço em um parque próximo. Se você está estressado, considere ir de férias para algum lugar bonito e longe de tudo
Qualquer coisa que você possa fazer para fortalecer seu vínculo com a natureza beneficiará muito sua mente e o ajudará a lembrar que criamos o maior estresse que sentimos em nossa mente e corpo.
“Não há Wi-Fi na floresta, mas prometo que você encontrará uma conexão melhor.”
5. Lembre-se de que você é apenas um observador
Este mundo fenomenal parece natural, mas é apenas uma ilusão persistente. Da próxima vez que você estiver pensando demais, lembre-se de que você é simplesmente uma partícula de consciência no espetáculo cósmico.
Tudo ao seu redor pode parecer estressante ou caótico, mas é apenas uma peça temporária no cenário mundial. Observe sem se envolver, lembrando que você é uma alma, e nada do que acontece neste mundo pode manchar essa imagem de perfeição.
6. Abra mão do controle
Muitas pessoas com ansiedade tendem a temer perder o controle, então pensam demais nas situações na tentativa de se preparar para o pior.
No entanto, viver com essa mentalidade cobra seu preço e o mantém em constante modo de lutar ou fugir. Pensar demais pode fazer você se sentir fortalecido porque está passando por todos os cenários possíveis em sua cabeça. Mas, a realidade tem um jeito de nos jogar bolas curvas.
Nunca podemos prever como cada situação vai acontecer, então é melhor deixar o universo lidar com isso. Não podemos controlar o mundo, mas, felizmente, somos perfeitamente capazes de controlar nossas reações a ele.
7. Perdoe e supere o passado
Pensar demais pode fazer com que você se preocupe excessivamente com erros do passado ou rumine sobre eventos traumáticos. Isso também pode sinalizar depressão, pois as pessoas com o distúrbio geralmente pensam em como o passado as afetou.
De qualquer forma, viver no passado fará com que você se sinta paralisado e incapaz de seguir em frente. É saudável trabalhar com quaisquer problemas que você tenha e tentar superar as limitações.
No entanto, torna-se contraproducente quando você se concentra demais em traumas do passado. Um terapeuta pode ajudá-lo a processar eventos de sua infância que lhe causam sofrimento no presente.
Ou você pode tentar registrar seus sentimentos em um diário, pois muitas pessoas acham essa prática terapêutica.
Derramar essas velhas camadas e emoções que não lhe servem mais o ajudará a parar de pensar demais e a aprender a permanecer enraizado no aqui e agora.
8. Pare de pensar no futuro
Assim como você não deve pensar demais no passado, você deve evitar viver no futuro. Você não pode controlar o que acontecerá daqui a semanas ou meses, mas pode assumir a responsabilidade pelo presente.
Viva o momento da melhor maneira possível e deixe o futuro cuidar de si mesmo. O universo ajudará a guiá-lo pelo caminho certo se você aprender a deixar ir e confiar em seu eu superior.
9. Pratique meditação ou outras técnicas de atenção plena
A meditação ajuda você a se concentrar no momento presente e evitar pensar demais. Na verdade, o principal objetivo da meditação é transcender completamente os pensamentos e experimentar estados superiores de consciência.
Além disso, evidências crescentes apontam para os benefícios da meditação para a mente, o corpo e a alma. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, MD, analisaram quase 19.000 estudos de meditação e descobriram que a meditação da atenção plena pode reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e a dor.
10. Lembre-se de que a maior parte do nosso estresse se origina na mente
Em outras palavras, a realidade não tem poder sobre você, a menos que você permita. Estresse não é necessário; é criado em nossas mentes como uma tentativa de controlar nosso entorno. Da próxima vez que você estiver pensando demais, lembre-se de que pode criar paz.
Assim como a mente cria o caos em nossas vidas, ela também pode criar calma se nos permitirmos deixar ir. Essa vida não dura para sempre, então não adianta se envolver emocionalmente com o que está acontecendo.
Publicado por Power of Positivity
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva