Os sinais de abuso físico são bem claros porque sempre envolvem contato corporal indesejado ou força física de algum tipo com a intenção de machucar ou intimidar. Se ele te tocar fisicamente de qualquer forma que te machuque ou traumatize, é abuso físico. No caso de abuso emocional, a forma é muito mais sutil e não é tão fácil de detectar.
Como não há evidências físicas, podemos racionalizar e reformular experiências para se encaixarem na realidade que queremos em vez da realidade que temos, mantendo-nos em um estado de negação.
Mas ainda mais importante, mulheres em relacionamentos tóxicos frequentemente pensam que se elas apenas mudarem seu próprio comportamento, que se fizerem tudo perfeitamente, do jeito que ele gosta, isso mudará com que o comportamento de seu parceiro também mude. Mas não é assim que relacionamentos abusivos funcionam. Ele é quem ele é, e como você se comporta não mudará isso.
Desta forma, é importante ficar atenta aos sinais de abuso emocional que você nunca deve ignorar. Se você está passando por qualquer uma dessas situações, provavelmente precisa buscar algum apoio para ajudá-la a retomar o controle da situação e cuidar de si mesma.
Antigamente você provavelmente tinha uma noção do que era aceitável e do que não era, do que acontecia e do que não acontecia, de como você se sentia… agora você está toda confusa e desorganizada.
É assim que você se sente quando alguém tenta fazer você se sentir louca insistindo que algo que você sabe que é verdade não é. Isso é conhecido como “gaslighting” e é uma característica comum em relacionamentos emocionalmente abusivos. Basicamente, significa que ele manipula você fazendo você questionar sua própria sanidade.
Ele faz você duvidar de sua memória e percepção de eventos, alegando que certas coisas não aconteceram quando você tem certeza de que aconteceram. Ele faz você duvidar da validade de seus sentimentos, dizendo que você não tem o direito de ficar chateada ou se sentir magoada. Ele faz você duvidar de seus sentimentos completamente, dizendo que você estava bravo com ele durante uma conversa quando você sabe que não estava.
Pouco a pouco você começa a duvidar de si mesma e, eventualmente, não confia mais em si mesma ou em suas próprias percepções das coisas.
Ele não assume nenhuma responsabilidade por quaisquer problemas no relacionamento. Se você tem um problema, é problema seu. Ele não está infeliz com a forma como as coisas estão, então você precisa superar ou lidar com isso, e a participação dele não é necessária.
Se ele faz algo que passa dos limites, ele justifica dizendo que se você não estivesse agindo de forma tão irritante/carente/exigente/difícil, então ele não teria dito ou feito o que fez. Basicamente, a culpa é sempre sua e nunca dele.
Mas não para no relacionamento. Todos os seus fracassos levam de volta a você. Se ele perder o emprego ou tiver uma briga com um vizinho ou chatear um dos seus filhos, você pode apostar que ele vai distorcer o que aconteceu e usar gaslighting para transformar você na merecedora da culpa e ele na vítima.
Ele não só nunca assume a responsabilidade por qualquer falha ou problema em seu relacionamento com você ou em sua vida, como você acaba assumindo total responsabilidade por todos os problemas.
Abusadores são mestres manipuladores, e como ele sabe como apertar seus botões, você vai acreditar na realidade distorcida dele. Você vai sentir vergonha, como se tivesse trazido isso para si, como se merecesse ser tratada dessa forma, como se não conseguisse fazer nada direito.
Como sua autoestima está abalada, você vai achar que tem sorte de ter um homem, mesmo que não esteja feliz, então você precisa apenas engolir e lidar. Relacionamentos emocionalmente abusivos podem penetrar profundamente em nossas psiques e mudar a maneira como pensamos sobre nós mesmos. Se acharmos que é isso que merecemos, pode ser difícil ir embora.
As críticas são infinitas. Você se sente constantemente rebaixado e humilhado, como se não fosse boa o suficiente. Isso pode ser aberto ou sutil, desde dizer diretamente que você é estúpida até simplesmente ignorá-la ou revirar os olhos quando você diz algo.
As humilhações e a crueldade podem ser em particular ou na frente de outras pessoas. Alguns abusadores mantêm seu lado horrível em segredo, só se voltando contra você quando ninguém mais está por perto para ver. Isso pode ser muito isolador, já que quem acreditaria que um cara tão legal seria cruel com você?
Infelizmente, isso pode fazer você se questionar ainda mais e dar a ele mais munição para fazer gaslighting com você. Quando você fica chateada, ele diz que estava apenas “brincando” ou que você está sendo muito sensível ou agindo como uma rainha do drama. Piadas devem ser engraçadas, não ofensivas, e essa é uma fala clássica de um abusador.
Ele raramente reconhecerá suas realizações ou seus pontos fortes, e mesmo quando o faz, ele sempre encontra uma maneira de dar uma cutucada.
Talvez ele a parabenize por sua promoção no trabalho, até mesmo levando você para comemorar, mas “brinque” sobre como foi apenas devido à sua negligência com seus filhos ou com ele, ou insinue que você conseguiu a promoção porque é uma mulher ou porque seu chefe se sente atraído por você, não por causa de suas realizações ou porque você realmente mereceu.
Ele fica irritado sempre que você tenta falar sobre o relacionamento ou como você se sente. Seus sentimentos não importam, então ele não está interessado em ouvir sobre eles.
Ele não demonstra empatia ou compaixão pela sua dor e mágoa, e não tem interesse em entender o que causou isso ou como ele pode evitar que aconteça novamente. Isso pode ser muito difícil para a pessoa abusada entender. Ela acha que só precisa explicar claramente, para fazê-lo entender, e uma vez que o faça, ele mudará e se comportará de uma forma que mostre amor em vez de desprezo.
No entanto, um abusador não quer fazer você feliz, ele quer controlar você. Ele pode ficar em silêncio, o que significa que ele se fecha e se afasta completamente da interação. Ele pode parar de responder às suas mensagens, se recusar a atender suas ligações ou até mesmo bloquear seu número ou dar a você o tratamento do silêncio, recusando-se a reconhecer sua existência mesmo quando você está bem na frente dele. Você sente como se estivesse batendo em uma parede de tijolos ou como se estivesse invisível.
Ou ele pode ficar bravo e acusar você de estar constantemente infeliz ou de sempre importuná-lo sobre o que você trouxe à tona, quando esse não é o caso. Talvez você não tenha tentado iniciar uma conversa franca sobre o que está te incomodando por um ano ou mais, mas ele diz que você o importuna sobre isso há semanas.
Você se sente culpada por ter problemas porque isso o aborrece, e questiona seu próprio julgamento sobre a validade de seus sentimentos.
Ele precisa saber exatamente para onde você está indo, com quem você estará, o que você fará e por quanto tempo. E você pode ter certeza de que ele ligará ou enviará mensagens de texto várias vezes, ou ele irá ignorá-la durante sua saída e muito depois (o tratamento do silêncio) para puni-la.
Ele não demonstra respeito pela sua privacidade. Ele lerá suas mensagens de texto e e-mails e vasculhará suas coisas. Ele não vê você como uma pessoa separada dele que merece privacidade — você é apenas um objeto para ele, um que ele tem que controlar.
Ele pode te convencer de que é porque ele se importa, ou talvez você se convença de que essa é a maneira dele de demonstrar amor, mas não é. Isso não é se importar; é controle.
Ele não só controla suas comunicações com outras pessoas e o tempo que você passa com elas, ele controla como você se veste. Ele é propenso a ciúmes e vai perder o controle se você sair dos limites do que ele considera aceitável, seja na forma como você se veste ou no que você diz a alguém.
Abusadores emocionais não são todos ruins 100% do tempo, e é isso que os torna tão perigosos! Quando os tempos são bons, eles são muito bons. Eles são especialistas em ver quando você está prestes a jogar a toalha e eles vão modificar seu comportamento para fazer você ficar por perto.
Na maioria das vezes, um abusador emocional vai ignorar seus sentimentos, mas de vez em quando ele vai se desculpar profusamente e validar seus sentimentos. Isso pode fazer você pensar que talvez você realmente não tivesse o direito de ficar chateada todas as outras vezes em que ele não se desculpou. Afinal, ele está sendo razoável agora, então talvez ele tenha sido razoável nas outras vezes também?
O bom comportamento dele mais uma vez embaralha sua mente e suas memórias. Ele se torna super amoroso e afetuoso. Ele te dá presentes, ele é doce, ele te elogia. Mas então ele tira essas coisas, rapidamente e sem aviso, e já que ele estava sendo tão ótimo antes, você vai pensar que a mudança repentina é sua culpa.
Você nunca tem certeza de quem vai aparecer — o parceiro mau, frio e distante, ou o gentil, amoroso e afetuoso. O humor dele parece estar totalmente além do seu controle. Você tenta o seu melhor para agradá-lo e fazer exatamente o que sabe que ele quer, mas a reação dele não é consistente: às vezes você é recompensada e outras vezes é menosprezada
Ele é quente e frio ao extremo. Ele faz isso porque quer que você seja insegura e medrosa, para melhor controlá-la e garantir que ele sempre tenha a vantagem. Ele pode até ser legal com você a maior parte do tempo, porque se ele te tratasse mal o tempo todo ou a maior parte do tempo, você poderia ir embora. Então ele te trata bem o suficiente para te dar esperança de que ele está a caminho de te amar do jeito que você quer ser amada, e você fica.
Você está sempre pisando em ovos. Você não se sente confortável no relacionamento e está sempre esperando o outro sapato cair. Novamente, isso é porque ele quer que você seja insegura e medrosa, porque ele pode te manipular melhor dessa forma.
Você tem medo de dizer qualquer coisa porque não importa o que você diga, tudo vira uma briga enorme. Você tem medo da raiva dele e do que ele vai dizer ou fazer se você o provocar, e a punição pode ser severa, seja humilhação pública ou tratamento silencioso.
Basicamente, você aprendeu que o comportamento dele é errático e por isso você não consegue relaxar porque não sabe quem vai enfrentar em um dado momento.
Como você questiona sua sanidade e porque ele é tão forte em suas convicções de que não fez nada errado, você sempre parece ser a primeira a se desculpar, e ele age como se estivesse lhe fazendo um grande favor ao aceitar suas desculpas.
Talvez você esteja se desculpando para restaurar a paz, ou talvez você tenha chegado ao ponto de realmente acreditar em todas as coisas horríveis que ele diz para você. Se você internalizou as crenças dele de que você é uma pessoa terrível, egoísta, dramática, muito emocional e quaisquer outros insultos que ele esteja lhe dando, você será a primeira a pedir desculpas porque você realmente acha que deveria ser.
Você provavelmente não quer ouvir isso, e pode pensar que eles simplesmente não entendem como seu relacionamento funciona ou que tipo de estresse está passando. Você pode até pensar que eles estão com ciúmes ou tentando arruinar sua vida, mas ouça-os mesmo assim.
Eles têm objetividade e você não. Eles se importam com você. Ouça o que eles têm a dizer, realmente ouça. Se todos na sua vida não aprovam, se eles notaram que você mudou para pior, se eles são capazes de articular a maneira como você se sente, mesmo que você não queira admitir que se sente assim, então eles provavelmente o conhecem muito bem e estão no caminho certo.
Seus amigos e familiares não são os únicos que percebem — você também percebe. Você simplesmente não se sente mais você mesma, e fica até confusa sobre quem você é quando para para pensar sobre isso — o que você gosta, no que você acredita, o que importa para você. Você não é mais divertida, confiante e feliz. Você é sombria, triste, insegura e nervosa.
Pode não acontecer imediatamente, mas depois de abuso emocional, você se tornará uma casca do que era, alguém que você não conhece ou não gosta.
Mas sempre há um caminho de volta para quem você realmente é. Quando você reconhece os sinais de que está sendo abusado emocionalmente e para de negar, esse é o primeiro passo para retomar o controle de sua identidade e de sua vida.
O próximo passo é buscar ajuda, seja de familiares, amigos ou grupos de apoio. É preciso muita coragem para pedir ajuda e sair de um relacionamento abusivo, um relacionamento no qual provavelmente ficou muito tempo presa.
Por Thought Catalog
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Reprodução
Recentemente, Florianópolis enfrentou uma forte chuva que resultou no desabamento de uma parte da Rua…
Ao andar pelas ruas de várias cidades ao redor do mundo, é comum ver tênis…
Recentemente, o Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, realizaram uma pesquisa que revelou um…
A polêmica sobre a idade de uma das participantes do BBB 25 veio à tona…
Mirella Archangello, de 18 anos, viu sua vida mudar desde que começou a brincar de…
A íris, a parte colorida do olho, é única – como uma digital. Desta forma,…