Muitos pensam que pessoas inteligentes são todas organizadas e no controle. Mas isso nem sempre é verdade. Muitas pessoas inteligentes são, na verdade, bastante bagunceiras, e não é porque são desorganizadas ou descuidadas.
É simplesmente porque elas têm muitos interesses e ideias que ocupam seu tempo e energia mental, portanto, manter suas casas ou espaços de trabalho arrumados não é uma prioridade.
Desde que essas confusões não interfiram em outras áreas da vida, há algo interessante em pessoas inteligentes que abraçam a bagunça em vez de buscar a perfeição a cada passo do caminho.
Kathleen Vohs é professora da Carlson School of Management da Universidade de Minnesota e realizou uma extensa pesquisa sobre a conexão entre bagunça e inteligência.
Sua pesquisa sugere que pessoas inteligentes são mais propensas a ter casas bagunçadas do que as menos inteligentes. Vohs acredita que os indivíduos altamente inteligentes tendem a se concentrar mais em outras atividades do que nas tarefas domésticas mundanas, como organização e limpeza.
Além disso, estar desarrumado pode realmente beneficiar os pensadores criativos, proporcionando-lhes uma sensação de conforto e permitindo que eles se concentrem em suas ideias sem sentir a pressão de ter um espaço perfeitamente organizado.
As descobertas da pesquisa de Vohs indicam que ter uma casa desarrumada não significa que alguém seja pouco inteligente ou desorganizado; ao contrário, pode ser um sinal de maior capacidade intelectual.
Indivíduos intelectualmente desenvolvidos geralmente têm a capacidade de pensar em um nível superior, o que os deixa com menos tempo para se concentrar nas coisas mundanas da vida cotidiana.
Arrumar a casa costuma ser visto como apenas mais uma tarefa que diminui as atividades intelectualmente estimulantes, de modo que pessoas inteligentes têm maior probabilidade de deixar suas casas desarrumadas enquanto concentram seu tempo e energia em outro lugar.
Casas bagunçadas costumam ser vistas como um indicador de pessoas criativas e curiosas que são assumidamente atraídas pelo caos. É um sinal de que o dono de uma casa dessas tem abertura e vontade de explorar ideias e pensar fora da caixa, mesmo que isso as tire do caminho comum.
Em outras palavras, ter uma casa bagunçada pode ser indicativo de um alto nível de inteligência, já que geralmente significa que a pessoa que mora lá não se preocupa em se adequar aos padrões sociais e está mais focada em perseguir suas próprias paixões e interesses.
É difícil para pessoas inteligentes serem motivadas a se concentrar em tarefas como a limpeza, quando se deparam com uma infinidade de ideias, tópicos e projetos estimulantes que imploram por atenção. Pode ser difícil resistir à tentação de seguir a própria curiosidade, especialmente quando ela oferece muito mais estímulo mental do que uma faxina.
No entanto, isso não significa que eles não possam ou não queiram realizar essas tarefas; ao contrário, significa que seu desejo de conhecimento e exploração supera seu desejo de limpeza.
Pessoas inteligentes podem se esforçar para avaliar com precisão o tempo necessário para concluir uma tarefa, principalmente tarefas que envolvem organização e limpeza. Limpeza e organização são muitas vezes atividades demoradas que exigem uma quantidade imensa de foco e atenção aos detalhes.
Espaços bagunçados proporcionam uma sensação de conforto para pessoas inteligentes que não querem gastar muito tempo ou energia decorando e tornando sua casa ou espaço de trabalho esteticamente agradável.
Casas bagunçadas podem dar às pessoas inteligentes a liberdade de se expressar sem se preocupar em como podem ser julgadas pelos outros, além de permitir que se concentrem mais em atividades de que gostam, como ler e aprender.
A desordem em seu espaço pode até estimular a criatividade, servindo de inspiração para novas ideias e projetos. Apesar da bagunça, a inteligência de uma pessoa ainda é visível; no entanto, esses indivíduos inteligentes não precisam se sentir obrigados a se adequar à expectativa da sociedade de uma casa limpa e arrumada para provar isso.
Imagem de Capa: Canva
Em 2024, o planeta conquistou um marco histórico e preocupante. Pela primeira vez, o mundo…
Em agosto de 2024, a notícia da morte de Silvio Santos chocou a todos da…
Se você é amante dos astros e sempre está à procura de um evento celestial,…
Recentemente, nas redes sociais, a professora Natália Faccini foi criticada por internautas após explicar uma…
É comum que as mulheres corram atrás de homens da mesma faixa etária que as…
O "divórcio cinza", ou grey divorce, é o termo usado para descrever o crescente número…