Você se pega obcecado e analisa tudo demais? Você se sente cansado ou ansioso durante esses momentos? O excesso de pensamento se tornou uma epidemia global, contribuindo para o aumento de casos de depressão e transtornos de ansiedade.
Em uma pesquisa extensa, a psicóloga Susan Nolen-Hoeksema, da Universidade de Michigan, constatou que o pensar excessivo é comum entre adultos jovens e de meia-idade, afetando 73% das pessoas entre 25 e 35 anos.
A pesquisa também revelou que mulheres (57%) têm maior tendência ao pensamento excessivo em comparação com homens (43%).
Portanto, neste artigo, iremos compartilhar 5 sinais de quem você está pensando demais e como melhorar isso.
1. Dificuldade de desligar pensamentos antes de dormir
Pensadores exagerados não conseguem se separar da obsessão de se preocupar. Por isso, a insônia se torna algo muito comum.
Provavelmente, você passa a noite repassando o problema sem encontrar uma solução. Os mesmos pensamentos se repetem até que você se sinta paralisado. A falta de descanso torna você mais vulnerável à depressão.
Por isso, comece a escrever em um diário seus sentimentos e permita que isso também seja uma maneira de liberar a energia nervosa. Criar, pintar ou fazer um hobby à noite permite que a mente se desconecte dos pensamentos enquanto mantém seu corpo emocional focado em algo positivo.
2. Você vive com medo do que pode acontecer
O pensador excessivo fica paralisado pela ansiedade, preso em preocupações sobre “e se” ao invés de viver o presente. Na pesquisa, Nolen-Hoeksema descobriu que isso leva muitos a buscar alívio no álcool ou em drogas para escapar da preocupação constante.
Uma boa estratégia para lidar com essas preocupações futuras é reservar um tempo diário para refletir.
Portanto, permita-se uma sessão de 15 minutos, cronometrando o tempo, onde você pode escrever seus pensamentos ou falar em voz alta.
Esse ritual ajuda a criar um hábito saudável que substitui o ciclo de preocupação constante por uma prática de reflexão controlada. Assim, transformando um reforço negativo em uma ação positiva.
3. Você analisa demais constantemente
Os pensadores excessivos estão bastante exaustos e acometidos pela ansiedade. A depressão está sempre pairando sobre eles. A mente que pensa demais parece fora de controle e assim, não conseguem chegar a nenhuma solução.
O Dr. Pene Schmidt, da Escola de Ciência do Comportamento da Universidade de Melbourne, sugere: “Lembre-se, embora não possamos controlar diferentes situações em nossas vidas, podemos controlar a maneira como respondemos a elas”.
Ela também sugere que quando a mente começar a criar pensamentos negativos, pergunte a si mesmo: “Quais são os efeitos desses pensamentos? Existe uma solução que pode ser alcançada agora mesmo?”
Quando você se pegar analisando demais, tente respirar fundo. Feche os olhos e medite por alguns minutos.
Desse modo, comece a pensar em um lugar especial que você ama e que lhe traz alegria. Pare de se projetar no futuro. Você não pode administrar o que não aconteceu.
4. Você é perfeccionista e leva as coisas para o lado pessoal
Você teme o fracasso? O pensador excessivo geralmente lida com baixa autoestima e dúvidas constantes, preocupado com o que os outros vão pensar.
Por isso, lembre-se de que ninguém é perfeito, e desistir antes de tentar apenas aumenta essa sensação de imperfeição. Buscar a perfeição leva à frustração.
Em vez disso, dê pequenos passos e olhe para o quadro geral. Mude o pensamento de “Não posso fazer isso porque serei ridicularizado” para “Estou sendo corajoso ao tentar”.
5. Você duvida de si mesmo
Aqueles que pensam demais são indecisos e tendem a viver com muitos arrependimentos. Portanto, quando a mente começa a ir para um lugar de pensamentos desestruturados, é por causa de experiências passadas.
O pensador excessivo acredita que repetirá o mesmo erro várias vezes em diferentes cenários. Dessa forma, deixando o pânico tomar todas as decisões possíveis.
Por isso, evite situações que podem levar aos estressores de pensar demais. Identifique o que causa estresse em uma decisão específica. Se você lidou com isso de uma maneira no passado, experimente um novo método agora.
Defina metas e planeje como alcançá-las sem questionar cada passo. Pesquisar sobre o assunto ajuda a reduzir o medo do desconhecido. Cultivar pensamentos e ações positivas reduz o estresse e o medo.
Então, para interromper o ciclo de pensamento excessivo, mantenha-se ocupado com reforços positivos: faça exercícios, crie, compartilhe, passe tempo ao ar livre e conecte-se com amigos e familiares. Ter um sistema de apoio ajuda a quebrar o padrão de pensamentos negativos.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva