Quando você vê alguém falando sozinha, logo você associa à loucura. No entanto, a ciência prova o contrário: conversar consigo mesmo pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e física.
Portanto, neste artigo, iremos compartilhar sete vantagens surpreendentes de falar sozinho, segundo especialistas.
Ao conversar consigo mesmo, você aprimora a sua concentração e desempenho cognitivo. De acordo com alguns estudos, ler instruções em voz alta ajuda as pessoas a se concentrarem melhor do que ler silenciosamente.
A psicóloga Paloma Mari-Beffa afirma que falar em voz alta ativa áreas do cérebro relacionadas ao processamento cognitivo. Assim, ajudando a executar tarefas mais complexas.
Crianças, por exemplo, aprendem habilidades mais rapidamente quando verbalizam o que estão fazendo.
Organizar pensamentos em voz alta é uma maneira eficaz de reduzir o estresse. Quando os pensamentos estão desordenados, os níveis de estresse aumentam, afetando negativamente a saúde, com riscos como:
Portanto, conversar consigo mesmo pode trazer um alívio rápido e eficiente. Dessa maneira, ajudando a organizar prioridades, dar ânimo ou se preparar para momentos desafiadores.
Falar sozinho pode aliviar a solidão. De acordo com a terapeuta Aniesa M. Schneberger, conversar consigo mesmo preenche espaços vazios e oferece conforto.
A solidão tem efeitos negativos significativos na saúde, incluindo:
Por isso, falar sozinho não é loucura, e sim, uma ferramenta para lidar com a solidão e preservar sua saúde mental.
Quando você fala sozinho, ajuda a regular as suas emoções intensas. Usar a linguagem em terceira pessoa é especialmente eficaz.
Por exemplo, dizer “Calma, você vai conseguir lidar com isso” cria uma sensação de distância emocional, ajudando a pensar de forma mais racional.
Pesquisas mostram que pessoas que usam esse método têm reações emocionais menos intensas a situações perturbadoras e conseguem refletir sobre experiências difíceis com maior equilíbrio.
Falar sozinho melhora o autocontrole, ajudando a resistir a impulsos prejudiciais. Estudos indicam que verbalizar comandos para si mesmo reduz comportamentos impulsivos.
Muitos atletas utilizam essa prática, desse modo, mantendo o seu foco e melhorando seu desempenho em competições. Psicólogos também notam que crianças pequenas falam em voz alta para controlar suas ações, mostrando que esse hábito é natural e eficaz.
Quer lembrar de algo importante? Fale em voz alta. Estudos apontam que ler informações em voz alta melhora a retenção, superando métodos como ler em silêncio ou ouvir gravações.
Segundo o professor Colin MacLeod, a “inserção ativa” de um elemento físico – como a fala – torna a informação mais distinta e fácil de armazenar na memória de longo prazo.
O hábito de falar consigo mesmo pode ajudar a melhorar a maneira como você interage com os outros. De acordo com a conselheira Elaine Mead, a prática incentiva pensamentos positivos e maior empatia, contribuindo para relacionamentos mais saudáveis.
Relacionamentos positivos trazem benefícios comprovados para a saúde, como:
Se você fala sozinho, saiba que você está trazendo vários benefícios à sua saúde. Melhorando o seu desempenho mental, reduz o estresse, fortalece relacionamentos e muito mais.
Então, da próxima vez que se pegar falando consigo mesmo, lembre-se: você está cuidando da sua saúde.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Todos buscam um relacionamento saudável e duradouro, no entanto, quando ocorre uma traição todo esforço…
Se você já embarcou em um cruzeiro ou apenas observou esses gigantes dos mares, deve…
Quando se fala em terror, poucos nomes são tão respeitados quanto Stephen King. O renomado…
Após 12 anos jogando no exterior, o presidente do Santos anunciou nas redes sociais o…
Depois de descobrir uma área "estranha" no Google Earth, um usuário gerou uma grande preocupação…
Uma foto de "seis amigos" tirando uma selfie juntos em uma floresta deixou muitas pessoas…