Quando você vê alguém falando sozinha, logo você associa à loucura. No entanto, a ciência prova o contrário: conversar consigo mesmo pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e física.
Portanto, neste artigo, iremos compartilhar sete vantagens surpreendentes de falar sozinho, segundo especialistas.
Ao conversar consigo mesmo, você aprimora a sua concentração e desempenho cognitivo. De acordo com alguns estudos, ler instruções em voz alta ajuda as pessoas a se concentrarem melhor do que ler silenciosamente.
A psicóloga Paloma Mari-Beffa afirma que falar em voz alta ativa áreas do cérebro relacionadas ao processamento cognitivo. Assim, ajudando a executar tarefas mais complexas.
Crianças, por exemplo, aprendem habilidades mais rapidamente quando verbalizam o que estão fazendo.
Organizar pensamentos em voz alta é uma maneira eficaz de reduzir o estresse. Quando os pensamentos estão desordenados, os níveis de estresse aumentam, afetando negativamente a saúde, com riscos como:
Portanto, conversar consigo mesmo pode trazer um alívio rápido e eficiente. Dessa maneira, ajudando a organizar prioridades, dar ânimo ou se preparar para momentos desafiadores.
Falar sozinho pode aliviar a solidão. De acordo com a terapeuta Aniesa M. Schneberger, conversar consigo mesmo preenche espaços vazios e oferece conforto.
A solidão tem efeitos negativos significativos na saúde, incluindo:
Por isso, falar sozinho não é loucura, e sim, uma ferramenta para lidar com a solidão e preservar sua saúde mental.
Quando você fala sozinho, ajuda a regular as suas emoções intensas. Usar a linguagem em terceira pessoa é especialmente eficaz.
Por exemplo, dizer “Calma, você vai conseguir lidar com isso” cria uma sensação de distância emocional, ajudando a pensar de forma mais racional.
Pesquisas mostram que pessoas que usam esse método têm reações emocionais menos intensas a situações perturbadoras e conseguem refletir sobre experiências difíceis com maior equilíbrio.
Falar sozinho melhora o autocontrole, ajudando a resistir a impulsos prejudiciais. Estudos indicam que verbalizar comandos para si mesmo reduz comportamentos impulsivos.
Muitos atletas utilizam essa prática, desse modo, mantendo o seu foco e melhorando seu desempenho em competições. Psicólogos também notam que crianças pequenas falam em voz alta para controlar suas ações, mostrando que esse hábito é natural e eficaz.
Quer lembrar de algo importante? Fale em voz alta. Estudos apontam que ler informações em voz alta melhora a retenção, superando métodos como ler em silêncio ou ouvir gravações.
Segundo o professor Colin MacLeod, a “inserção ativa” de um elemento físico – como a fala – torna a informação mais distinta e fácil de armazenar na memória de longo prazo.
O hábito de falar consigo mesmo pode ajudar a melhorar a maneira como você interage com os outros. De acordo com a conselheira Elaine Mead, a prática incentiva pensamentos positivos e maior empatia, contribuindo para relacionamentos mais saudáveis.
Relacionamentos positivos trazem benefícios comprovados para a saúde, como:
Se você fala sozinho, saiba que você está trazendo vários benefícios à sua saúde. Melhorando o seu desempenho mental, reduz o estresse, fortalece relacionamentos e muito mais.
Então, da próxima vez que se pegar falando consigo mesmo, lembre-se: você está cuidando da sua saúde.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Ao estrear sua primeira temporada, em 2021, Round 6 (Squid Game) explodiu na Netflix com…
Uma mulher de 58 anos, que sofreu um derrame cerebral em 4 de maio de…
Uma nova perspectiva sobre o consumo de álcool tem gerado debates sobre a idade ideal…
Você já se perguntou se você é “bom na cama”? Essa dúvida é algo muito…
Um grupo de 15 amigos de Sorocaba viveu uma montanha-russa de emoções há 30 anos.…
Recentemente, três adolescentes no Ceará perderam a sua vida após fazerem símbolos comuns que confundem…