Quando se trata de apoiar alguém com transtorno de ansiedade, as palavras têm um impacto poderoso. Portanto, saber o que dizer — ou o que evitar — pode fazer uma grande diferença no bem-estar emocional da pessoa.
Alguns comentários podem parecer inofensivos, no entanto, sem querer, podem agravar o problema e aumentar a sensação de isolamento.
Desse modo, neste artigo, iremos compartilhar sete frases que nunca devem ser ditas a alguém com ansiedade e sugerir maneiras mais empáticas de se comunicar.
Uma pessoa ansiosa não sentirá relaxamento ou calma se você usar essa frase quando ela estiver sentindo ansiedade. Em vez disso, ela causa invalidação e não é útil, pois mostra uma falta de compreensão.
Ela simplifica demais os transtornos de ansiedade, assim, sugerindo que eles podem ligar ou desligar seus sentimentos.
Dizer para alguém relaxar pode fazê-lo sentir vergonha porque faz com que ele sinta que não está se esforçando o suficiente. Evitar essa frase pode ajudar você a encontrar uma maneira de comunicar o quanto você se importa.
O que dizer em vez disso: “Como posso ajudar você a se sentir mais tranquilo?”. Dessa forma, você demonstra disposição para apoiar e ajuda a pessoa a encontrar maneiras práticas de lidar com sua ansiedade.
Usar essa frase descarta os sentimentos de alguém porque é uma forma de invalidação, causando minimização prejudicial. Portanto, quando isso acontece, pode levar a uma vergonha ou negatividade avassaladora.
Isso implica que seus sentimentos não devem afetar a vida diária da pessoa e que ela está errada em deixar isso acontecer.
O que dizer em vez disso: “Eu sei que isso é difícil para você. Como posso ajudar?”. Esse comentário valida a dificuldade da pessoa e oferece suporte sem pressões adicionais.
Esta frase mostra julgamento, criando um estigma que culpa a pessoa que está passando por ansiedade.
Dessa maneira, pode fazê-la sentir vergonha e criar dúvidas sobre si mesma que a impedem de buscar ajuda e apoio. Seus sentimentos não significam que ela seja falha ou defeituosa, mas esta frase pode fazê-la se sentir assim.
O que dizer em vez disso: “Estou aqui para ouvir. Quer falar sobre o que está te incomodando?”. Isso mostra que você está disponível para oferecer apoio sem julgamento.
Dizer a uma pessoa ansiosa que ela está sendo irracional é uma forma de invalidação. Dessa forma, minimização e desconsideração podem fazer parecer que você não acredita que as emoções dela são reais.
Essa frase pode criar vergonha e dúvida sobre si mesmo, pois eles começam a questionar seus pensamentos.
O que dizer em vez disso: “Eu entendo que isso é difícil. O que podemos fazer para ajudar você a se sentir melhor?”. Isso demonstra empatia e disposição para encontrar soluções.
Dizer a alguém que sua ansiedade está toda na cabeça é incrivelmente prejudicial. Isso causa invalidação e negatividade por causa da minimização. Essa frase também pode fazê-los questionar sua realidade, criando mais danos à sua saúde mental.
Usar essa frase é uma forma de minimização que implica que os sentimentos da pessoa não são reais e não devem interferir em sua vida diária. Também aumenta sentimentos prejudiciais de vergonha ou dúvida, piorando a experiência.
O que dizer em vez disso: “Eu entendo que você está passando por um momento difícil. Como posso te apoiar?”. Essa abordagem valida os sentimentos da pessoa e oferece suporte.
Se pensar positivamente fosse tão fácil quanto alguém lhe dizendo para fazer isso, todo mundo experimentaria isso. Aqueles com transtorno de ansiedade não conseguem mudar facilmente seus sentimentos ou mentalidade, e essa frase simplifica demais ofensivamente com minimização.
Mesmo aqueles sem sintomas de ansiedade podem lutar contra a negatividade, então é melhor evitar essa frase completamente.
Ela também pode fazer com que alguém sinta que não está se esforçando o suficiente. Assim, levando à invalidação e aumentando os sentimentos de vergonha e inadequação.
O que dizer em vez disso: “É normal ter pensamentos difíceis às vezes. O que podemos fazer para lidar com isso juntos?”. Essa frase reconhece a dificuldade sem pressionar a pessoa a mudar seu estado emocional instantaneamente.
Quando você usa essa frase, pode pensar que ela está ajudando você a ser identificável e demonstrar empatia. No entanto, todos vivenciam as coisas de forma diferente, especialmente aqueles com transtorno de ansiedade.
O que dizer em vez disso: “Eu estou aqui para você. Como posso ajudar a tornar isso mais fácil para você?”. Isso demonstra compreensão e abre espaço para a pessoa expressar suas necessidades específicas.
Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras
Imagem de Capa: Canva
Recentemente, uma nova onda de ciberataques está utilizando estratégias sofisticadas para enganar usuários curiosos e…
Recentemente, o Entertainment Weekly surpreendeu a todos ao revelar que a aguardada segunda temporada de…
Crescer com uma mãe tóxica pode deixar marcas profundas que persistem na idade adulta. Algumas…
O WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares do mundo, está desenvolvendo uma nova…
Quantas vezes você abriu uma nova garrafa de óleo, retirou aquela tampinha plástica e a…
Se você adora histórias reais cheias de tensão e reviravoltas, a Netflix tem dois documentários…