7 maneiras de mudar sua atitude quando você não pode mudar nada

Às vezes, não é possível mudar as circunstâncias – ou simplesmente não é possível, no momento. Você não pode conseguir um novo emprego em um instante. Você não pode fazer alguém mudar contra a sua vontade. E você certamente não pode apagar o passado. Então, que opções você tem?

Mude sua percepção, crença ou opinião sobre as suas circunstâncias. Ao fazer isso, irá ajudá-lo a mudar sua atitude e, finalmente, permitirá que você cresça para além das lutas que você não pode controlar.

O filósofo grego Epicteto disse perfeitamente há mais de 2.000 anos atrás: “As pessoas estão perturbadas, não por coisas (que acontecem com elas), mas pelos princípios e opiniões que são relativos (a essas coisas). Quando estamos impedidos, perturbados ou tristes, nunca vamos atribuir a outros, mas a nós mesmos; isto é, aos nossos próprios princípios e opiniões.”

A Ciência Comportamental Moderna concorda também. O psicólogo americano Albert Ellis, famoso por desenvolver a terapia de comportamento racional emotiva (REBT), provou que a forma como as pessoas reagem a eventos é determinada principalmente por sua visão dos acontecimentos e não os próprios acontecimentos.

Quer alguma ideia de como mudar a sua percepção das coisas – e melhorar a sua atitude? Aqui estão sete maneiras fáceis para começar:

1. Sua mente calma.

– A fim de ganhar o controle consciente do que se passa na sua mente, você precisa desenvolver uma consciência aguda para este processo. O que ajuda a manter sua mente calma por um momento é respirar fundo e libertar sua mente de toda a conversa que está acontecendo dentro e ao redor. Isso abre espaço para uma mudança de estado, para algo novo entrar. Portanto, dê-se uma pausa. Não diga que você não pode. Sim, você tem batalhas no mundo para lutar, superar inseguranças, entes queridos para sustentar e metas a alcançar, mas uma pausa de tudo é necessário. É perfeitamente saudável fazer uma pausa e deixar o mundo girar sem você por um tempo. Se não fizer isso, você vai se esgotar.  Isso significa encontrar a solidão tranquila, focando sua atenção para seu interior, e qualquer outra forma de lazer para a recuperação do caos da sua rotina.

2. Mude o seu foco.

– É a partir da consciência de seus pensamentos e emoções que você se torna capaz de conscientemente redirecionar seu foco. É hora de levá-lo para longe de algo que te arrasta para baixo e se aproximar de algo que te inspira. Concentre-se no próximo passo significativo. Não há situações desesperadas; há apenas pessoas que cresceram sem esperança sobre elas. Portanto, mantenha a esperança viva através da consciência positiva. Não deixe que a dor faça com que fique desesperado. Não deixe que a negatividade te desgaste. Não deixe que a amargura roube a sua doçura. Gaste sua energia se movendo para a frente. Mude seus pensamentos e você mudará a sua realidade. Nossos pensamentos são os fabricantes de nossos humores, os inventores dos nossos sonhos e os criadores da nossa vontade. É por isso que temos de separa-los com cuidado, e optar por responder apenas aqueles que irão nos ajudar a construir a vida que queremos e as perspectivas que queremos manter de como estamos vivendo.

3. Entregue suas preocupações e se aceite.

– Perceba que todos nós queremos ter paz. Mas a paz não depende de condições externas; é o que resta quando você se abdica de seu ego e preocupações. A paz pode ser encontrada dentro de você em qualquer lugar e a qualquer momento. Está sempre lá, esperando pacientemente que você volte sua atenção para ela. Isso acontece quando você deixa de ter a necessidade de estar em algum lugar, e passa a querer estar onde você está, fisicamente e emocionalmente. Esta aceitação das coisas como elas são cria a base para a harmonia interior. A necessidade de algo ser diferente neste momento não é nada mais do que uma preocupação e preocupações simplesmente te farão andar em círculos. Lembre-se, a mesma parte de você que anseia pela paz é a parte de você que experimenta a paz. Não é complicado de alcançar e está tão perto quanto o seu pensamento.

4. Pratique gratidão.

– O que você deve entender é que você realmente não precisa ter mais; você só precisa apreciar o que já tem. É uma maneira bonita e agridoce de pensar. Você não tem o que quer agora, mas ainda tem o suficiente. Seja grato pelo que é e também grato pelo que ainda não chegou a você. Porque isso significa que ainda há muitas possibilidades disponíveis. Encontre a paz no pensamento de que você não pode nunca ter tudo ou saber tudo também. Você é sempre apenas uma fração do todo. Valorize o que você sabe e valorize as inúmeras coisas que você ainda não entendeu. Pois, no que você não entende, está a alegria do crescimento. A vida será sempre incompleta e um pouco assimétrica. Perceba isso e aceite. Seja feliz e triste ao mesmo tempo, esteja com fome e agradecido ao mesmo tempo, fique nervoso e animado ao mesmo tempo, e fique bem com você mesmo.

5. Veja suas lutas como dores de crescimento.

– Lembre-se que não há praticamente nenhuma felicidade, paixão ou sucesso sem esforço. Se a estrada é fácil, você provavelmente está indo na direção errada. Tudo o que acontece nos ajuda a crescer, mesmo que seja difícil entender agora. As circunstâncias irão direcioná-lo, corrigi-lo e aperfeiçoá-lo ao longo do tempo. Às vezes, essas circunstâncias poderão derrubá-lo com força. Haverá momentos em que parece que tudo o que poderia dar errado está acontecendo. E você pode pensar que vai estar preso nesta rotina para sempre, mas não vai. Quando você sentir vontade de desistir, lembre-se que às vezes as coisas tem que dar muito errado antes que  comecem a dar certo. Às vezes você tem que passar pelo pior, para chegar ao seu melhor. Porque as nossas oportunidades mais significativas são frequentemente encontradas em tempos de grande dificuldade. Assim, você terá de enfrentar sua maior oposição quando estiver mais próximo de seu maior milagre.

6. Procure o início, em cada fim.

– Tudo na vida tem que chegar a um fim em algum momento. É importante reconhecer e aceitar o fim de uma era – e se afastar de forma sensata quando algo tiver atingido a sua conclusão. Fechar a porta, virar a página, seguir em frente, etc. Não importa como você chama; o que importa é que você deve deixar o passado onde ele pertence para que você possa desfrutar da vida que ainda está disponível para ser vivida. Esse final não é o fim, é apenas o recomeço da sua vida em um novo caminho. É um momento em sua história onde um capítulo desaparece no seguinte. Dê uma olhada na primeira página deste novo capítulo; é unicamente bela.

7. Quando tudo mais falhar, use seu corpo.

– A mente reflete em seu corpo, respondendo a seus níveis de tensão, taxa de respiração, velocidade de movimento e foco mental. Da mesma forma que seu corpo reflete seus pensamentos, sentimentos e responde ao seu estado de espírito, as perguntas que você faz e as palavras que você fala. Então, se a mente e o corpo estão intrinsecamente conectados – o que significa que um tem um efeito direto sobre o outro – torna-se claro que, se direta e conscientemente assumir o controle de um, ele irá influenciar e transformar o outro. Então, conscientemente ajuste como você usa seu corpo que você pode influenciar diretamente o seu estado de espírito e transformar radicalmente a sua atitude. Imagine que você está sentado lá em um mau humor, ombros pendurado para a frente, respiração superficial e franzindo a testa. Faça isso agora para experimentar como isso influencia o seu estado de espírito. E, em seguida, faça o oposto: fique em pé e coloque um grande sorriso em seu rosto. Tome algumas respirações profundas, fortes e estique os braços para o ar. Observe como você se sentirá melhor! Resumindo: Pegue o veículo que seu Criador deu-lhe e use-o! Seu corpo é a melhor ferramenta para mudar sua atitude em um instante.

CONCLUSÃO:

Eu já disse isso antes e vou dizer de novo, a mente é o seu campo de batalha. É o lugar onde o maior conflito reside. É onde a metade das coisas que você pensou que iam acontecer, nunca aconteceu. Mas se você permitir que esses pensamentos morem em sua mente, eles terão sucesso em roubar de você a paz, a alegria e, finalmente, a sua vida. Você terá colapso nervoso, ficará em depressão e será derrotado. Eu sei porque eu estive lá.

Na verdade, há muito sobre o seu destino que você não pode controlar, mas não faz sentido negligenciar todas as coisas que você pode controlar. Você pode decidir como você gasta seu tempo, com quem se socializa, com quem você compartilha sua vida, dinheiro e energia. Você pode escolher suas palavras e o tom de voz que você fala para os outros. Você pode selecionar o que você vai comer, ler e estudar todos os dias. Você pode escolher como você vai responder a situações infelizes quando elas surgem e se você vai vê-las como maldições ou oportunidades de crescimento …

E o mais importante, você pode escolher a sua atitude, que determina praticamente todo o resto.

Por: Luciana Costa @ Oráculo da Lu





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!