Praticar exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada são estratégias bem conhecidas para melhorar o humor. No entanto, existem outras maneiras eficazes de alcançar esse objetivo sem depender dessas práticas.
De acordo com o médico e jornalista, Michael Mosley, existem várias ações que podem contribuir para uma vida mais satisfatória. Desse modo, neste artigo iremos mostrar 8 dicas de como melhorar o seu humor:
A exposição ao sol é uma forma natural de aumentar a serotonina, um hormônio que ajuda a manter a calma e o foco.
Dessa maneira, estudos mostram que a duração da luz solar está diretamente ligada à liberação de serotonina, independentemente da estação ou temperatura. Além disso, a luz solar pode estimular a produção de endorfinas na pele, elevando ainda mais o humor.
Registrar pensamentos no papel pode ser uma maneira eficaz de lidar com preocupações. A prática da “escrita expressiva”, dedicada apenas 15 minutos por dia, pode reduzir o estresse, melhorar o humor, o sono e até mesmo fortalecer o sistema imunológico e a memória. Os benefícios podem ser percebidos em apenas uma semana.
Respirar profundamente faz mais do que apenas fornecer oxigênio ao cérebro e corpo. Portanto, pode alterar a frequência cardíaca, baixar a pressão sanguínea, reduzir o estresse e combater a ansiedade.
Técnicas de respiração profunda ajudam a reiniciar o cérebro e a quebrar ciclos de pensamentos ansiosos, proporcionando uma sensação de controle sobre a mente e o corpo.
O uso excessivo do telefone celular pode prejudicar a saúde mental, o sono e a produtividade. Por isso, reduzir o uso diário do telefone em apenas uma hora pode diminuir a ansiedade e aumentar a satisfação com a vida.
Dessa forma, manter o telefone em outro cômodo por um tempo pode trazer os melhores resultados para limitar a dependência.
Plantas de interior não só embelezam os ambientes, mas também melhoram a qualidade do ar e promovem o bem-estar, a memória e a produtividade. Estudos mostram que a presença de plantas pode reduzir o estresse e aumentar a atenção e a eficiência.
Ver plantas no ambiente de trabalho pode melhorar o desempenho em tarefas específicas de concentração.
Cantar libera várias substâncias químicas que promovem a felicidade, como endorfina, dopamina, serotonina e oxitocina, além de endocanabinoides. Por isso, cantar pode aumentar a autoconfiança, reduzir a solidão e impactar positivamente nos níveis de ansiedade.
Aprender algo novo pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse e acalmar o corpo. Dessa maneira, focar em uma nova habilidade pode levar ao estado de “fluxo”, onde você se sente completamente imerso no momento. Assim, ajudando a acalmar a parte do cérebro responsável pelo autojulgamento e análise crítica.
Cultivar o hábito de expressar gratidão pode reconfigurar seu cérebro para um padrão de pensamento mais positivo. Estudos mostram que pessoas que praticam a gratidão têm maior ativação no córtex pré-frontal, associado à tomada de decisões e recompensas sociais. Para começar, tente pensar em três coisas pelas quais você é grato diariamente.
Adotar essas práticas simples pode ter um impacto significativo no seu humor e bem-estar geral, proporcionando uma vida mais feliz e equilibrada.
Imagem de Capa: Canva
Uma cantora causou certa polêmica após revelar detalhes sobre sua vida afetiva em um episódio…
Recentemente, o Prime Video adicionou em seu catálogo um dos filmes mais aclamados de 2024:…
Em 2024, “novos” nomes se destacaram como algumas das opções mais populares entre os brasileiros,…
Com a popularização dos emojis, com o intuito de facilitar as conversas digitais, essas pequenas…
As ilusões de ótica são ferramentas fascinantes que, além de desafiar nossa visão, podem revelar…
Os brasileiros usam amplamente a expressão “segurar vela” para descrever situações em que alguém presencia…