Praticar exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada são estratégias bem conhecidas para melhorar o humor. No entanto, existem outras maneiras eficazes de alcançar esse objetivo sem depender dessas práticas.
De acordo com o médico e jornalista, Michael Mosley, existem várias ações que podem contribuir para uma vida mais satisfatória. Desse modo, neste artigo iremos mostrar 8 dicas de como melhorar o seu humor:
A exposição ao sol é uma forma natural de aumentar a serotonina, um hormônio que ajuda a manter a calma e o foco.
Dessa maneira, estudos mostram que a duração da luz solar está diretamente ligada à liberação de serotonina, independentemente da estação ou temperatura. Além disso, a luz solar pode estimular a produção de endorfinas na pele, elevando ainda mais o humor.
Registrar pensamentos no papel pode ser uma maneira eficaz de lidar com preocupações. A prática da “escrita expressiva”, dedicada apenas 15 minutos por dia, pode reduzir o estresse, melhorar o humor, o sono e até mesmo fortalecer o sistema imunológico e a memória. Os benefícios podem ser percebidos em apenas uma semana.
Respirar profundamente faz mais do que apenas fornecer oxigênio ao cérebro e corpo. Portanto, pode alterar a frequência cardíaca, baixar a pressão sanguínea, reduzir o estresse e combater a ansiedade.
Técnicas de respiração profunda ajudam a reiniciar o cérebro e a quebrar ciclos de pensamentos ansiosos, proporcionando uma sensação de controle sobre a mente e o corpo.
O uso excessivo do telefone celular pode prejudicar a saúde mental, o sono e a produtividade. Por isso, reduzir o uso diário do telefone em apenas uma hora pode diminuir a ansiedade e aumentar a satisfação com a vida.
Dessa forma, manter o telefone em outro cômodo por um tempo pode trazer os melhores resultados para limitar a dependência.
Plantas de interior não só embelezam os ambientes, mas também melhoram a qualidade do ar e promovem o bem-estar, a memória e a produtividade. Estudos mostram que a presença de plantas pode reduzir o estresse e aumentar a atenção e a eficiência.
Ver plantas no ambiente de trabalho pode melhorar o desempenho em tarefas específicas de concentração.
Cantar libera várias substâncias químicas que promovem a felicidade, como endorfina, dopamina, serotonina e oxitocina, além de endocanabinoides. Por isso, cantar pode aumentar a autoconfiança, reduzir a solidão e impactar positivamente nos níveis de ansiedade.
Aprender algo novo pode ser uma maneira eficaz de reduzir o estresse e acalmar o corpo. Dessa maneira, focar em uma nova habilidade pode levar ao estado de “fluxo”, onde você se sente completamente imerso no momento. Assim, ajudando a acalmar a parte do cérebro responsável pelo autojulgamento e análise crítica.
Cultivar o hábito de expressar gratidão pode reconfigurar seu cérebro para um padrão de pensamento mais positivo. Estudos mostram que pessoas que praticam a gratidão têm maior ativação no córtex pré-frontal, associado à tomada de decisões e recompensas sociais. Para começar, tente pensar em três coisas pelas quais você é grato diariamente.
Adotar essas práticas simples pode ter um impacto significativo no seu humor e bem-estar geral, proporcionando uma vida mais feliz e equilibrada.
Imagem de Capa: Canva
Todos desejam ter um relacionamento saudável, no entanto, se manter em um pode ser desafiador.…
Viver cercado de pessoas infelizes é extremamente difícil, pois a negatividade delas podem influenciar seu…
Perder os pais é uma das experiências mais dolorosas que um ser humano pode enfrentar.…
Você já notou que várias barbearias possuem um poste listrado que gira na entrada? Ele…
Quando falamos em abuso verbal, logo pensamos em gritos ou palavras ofensivas. No entanto, ele…
A astrologia pode revelar muitos aspectos da nossa personalidade, incluindo o que pode nos deixar…