Passar muito tempo sentada(o) aumenta em 40% o risco de problemas cardíacos

Cada vez mais as crianças estão habituadas a passarem o seu tempo livre a jogar jogos de computador, playstation, verem TV, deixando as brincadeiras mais activas de lado. Infelizmente, isso acaba por criar certos hábitos que mais tarde poderão vir a ser bastante prejudiciais para a saúde.

Um estudo encomendado pela Rede de Pesquisa Cardiovascular e apoiada pela Divisão NSW da National Heart Foundation Australia, analisou os dados de 200 pessoas (atividade física, peso e estado de saúde) e concluiu que os adultos que passavam 11 ou mais horas por dia sentadas tinham um aumento de 40% de risco de morrer nos próximos três anos, em comparação com aqueles que permanecem sentados durante menos de quatro horas por dia.

sabiaspalavras.com - Passar muito tempo sentada(o) aumenta em 40% o risco de problemas cardíacos

Dr. Hidde van der Ploeg, pesquisador sénior da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney e principal autor do estudo, referiu que os “resultados sugerem que o tempo que as pessoas passam sentadas em casa, no trabalho e no trânsito deve ser reduzido ficando mais tempo de pé ou andando mais.”

Tendo em conta que o adulto médio gasta 90% de seu tempo de lazer sentado, este é um estudo bastante importante que todos nós devemos levar a sério. Por isso, aqui tens algumas ideias de como poderás evitar passar tanto tempo sentada(o):

  • Começa a fazer uma caminhada todos os dias, nem que seja durante apenas 30 minutos.
  • Se trabalhas numa área em que passas a maior parte do tempo sentada(o), tenta fazer pequenos intervalos e levanta-te de vez em quando. Se puderes, tenta caminhar um pouco no teu espaço.
  • No dia-a-dia, não facilites. Opta pelas escada ao invés do elevador e se viveres perto do teu local de trabalho começa a ir a pé ao invés de usares algum meio de transporte.

Fonte: EurekAlert





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!