O nosso planeta está cada vez mais poluído, graças à má acção humana que teima em continuar a prejudicar o nosso ambiente com desmatamento ilegal, proliferação de resíduos tóxicos, entre muitos outros maus comportamentos. Felizmente, os jovens de hoje já começam a ficar mais conscientes do mal que tudo isso está a fazer não só à nossa natureza, como à nossa saúde, e por isso, cada vez surgem com mais ideias para tentar reverter a situação, sendo que muitas dessas ideias aparecem através de desafios nas redes sociais.
No primeiro trimestre deste ano surgiu um desafio que consistia em apanhar lixo, mostrando a diferença de um local antes de apanhar o lixo vs. depois, que acabou por inspirar pessoas por todo o Mundo.
Pois agora surgiu um novo desafio que propõe a todos apanharem as pontas de cigarro que encontrarem no chão e colocarem em garrafas de plástico, tendo já viralizado nas redes sociais, com milhares de pessoas e até instituições a aceitarem sair e limpar as ruas deste mal tão comum.
A ideia surgiu de um jovem francês Jason Prince, que ao ver as ruas cheias de pontas de cigarro, decidiu tomar uma atitude e recolhê-las para uma garrafa de plástico, tendo sido apenas necessário 20 minutos e alguns metros para encher o recipiente.
Bref. pic.twitter.com/nvJWlHbLl9
— Jason Prince (@Jsn_Drk94) July 31, 2019
Ao publicar uma foto do seu gesto na sua conta do Twitter, uma amiga chamada Amel Talha decidiu partilhar a mesma, adicionando a hashtag #FillTheBottle (que significa, “encha a garrafa”), desafiando outros amigos a fazerem o mesmo. Rapidamente, a hashtag viralizou, tendo a própria Nimali Samarasinha, do Conselho Europeu de Informação Alimentar, publicado na sua conta pessoal do Twitter o resultado das suas recolhas.
Check this out: https://t.co/Sxe1Ljuxz8 French students rock!! Share, share to help the momentum spill to more countries ❌?? #FillTheBottle pic.twitter.com/xT0Mllq6ea
— Nimali Samarasinha (@nimali_brux) August 13, 2019
Com mais de 4,5 trilhões de pontas de cigarro a serem descartadas anualmente, este é sem dúvida um problema que merece a nossa atenção, até porque estas demoram cerca de 25 anos para se decompor, representando um grande problema de poluição ambiental, nas só nas nossas ruas como nos nossos oceanos e mares, levando muitos peixes a confundi-las com alimentos e a comê-las.
Se és daqueles que nunca diz não a um bom desafio, pois aqui tens um que realmente merece toda a tua energia e dedicação! O Planeta agradece ?
Aqui tens algumas das partilhas:
___________________________________________________________
APROVEITE PARA VISITAR O INSTAGRAM E O FACEBOOK DO SÁBIAS PALAVRAS