No ‘En L’An 2000’ uma série de imagens futurísticas foram criadas por Jean-Marc Côté e outros artistas no qual retrataram como imaginaram que seria a vida no então distante ano de 2000.
A série de quadros foram publicados na França em 1899, 1900, 1901 e 1910. De acordo com a The Public Domain Review, as obras de arte foram produzidas originalmente na forma de cartões de papel dentro de caixas de cigarros/charutos e, mais tarde, como cartões postais.
Como tantas vezes acontece, as previsões dos artistas falharam um pouco, mas não deixando de ir longe o suficiente para pensar fora dos limites de seu ambiente tecnológico na época.
Existem pelo menos 87 cartões conhecidos que foram de autoria de vários artistas franceses, sendo a primeira série produzida para a Exposição Mundial de 1900 em Paris.
Os cartões de Jean-Marc Côté nunca foram distribuídos e só vieram à tona muitos anos depois, depois que o autor de ficção científica Isaac Asimov encontrou um conjunto e os publicou em 1986, com comentários, no livro Futuredays: Uma Visão do Século XIX do Ano 2000.
Veja a seguir algumas das imagens e encontre algumas das previsões que ficaram muito próximas do que se vive nos dias atuais.