Embora ser um empata seja um dom incrível, pode afetar sua mente e seu corpo. Isso o aproxima das pessoas que você ama, mas também pode fazer com que você se coloque em último lugar.
Os empatas ficam sobrecarregados pelos sentimentos de outras pessoas e podem desenvolver problemas como resultado.
Os empatas geralmente experimentam sensibilidade e são rotulados como muito emocionais. Eles geralmente se sentem esgotados depois de passar um tempo com as pessoas porque também assumem todas as emoções da outra pessoa. Pessoas empáticas absorvem a energia dos outros, oferecendo cura enquanto assumem a dor.
Quando ficam sobrecarregados podem ter estresse crônico e Fadiga. Entender por que isso acontece pode ajudar a manter o controle das emoções e a não senti-las tão fortemente.
O que é um empata?
Os verdadeiros empatas assumem as experiências emocionais e físicas dos outros. Eles são indivíduos altamente sensíveis com uma percepção aguçada de como as outras pessoas se sentem e o que estão pensando.
Ser altamente empático causa sobrecarga sensorial porque a pessoa absorve muito de uma só vez. Quando há muitas imagens ou sons, eles podem ficar rapidamente agitados. A sobrecarga sensorial pode levar aos seguintes sintomas:
-
- Dores de cabeçaAnsiedade ou ataques de pânico
- Depressão
- Compulsão insalubre
- Insônia ou padrões de sono insalubres
- Dores e dores no corpo
- Problemas digestivos
- Alterações de peso
- Fadiga
Se você acha que está lidando com a fadiga, estas ideias evitarão que ela se instale, se ainda não tiver:
- Estabeleça uma rotina de autocuidado
- Pratique Meditação
- Defina e imponha limites claros
- Durma bastante e bem todas as noites
- Limite seu tempo com pessoas tóxicas
Apesar de ser uma pessoa altamente empática seja uma bênção, isso traz imensos desafios. Quando você perceber por que é tão exaustivo, poderá aliviar os sintomas fazendo algumas mudanças no estilo de vida.
Imagem de Capa: Pexels