Uma cozinheira morreu após a explosão de uma panela de pressão em uma churrascaria em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, Brasil. Era o primeiro de trabalho de Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, na Churrascaria Chimarrão, onde o trágico acidente ocorreu.
Antes de se mudar para Mogi Guaçu e começar no novo emprego, Alminda trabalhava em um restaurante de Vinhedo, São Paulo, e estava morando nos fundos da churrascaria, onde há alojamentos que ela dividia com outros funcionários.
De acordo com a Polícia Militar, outra funcionária do local relatou que utilizava a panela minutos antes do acidente. Ela afirmou que desligou a boca do fogão assim que a panela pegou a pressão e continuou com o seu trabalho. Minutos depois, a panela explodiu.
A polícia foi acionada para atender a ocorrência, mas, quando chegou ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia constatado que ela havia falecido.
Câmeras do circuito interno de segurança mostraram o momento da explosão e a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro. A forte explosão causou um ferimento na cabeça da cozinheira e ela morreu na hora. O caso foi registrado como morte acidental na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu.
🚨Veja:
Cozinheira morre após explosão de panela de pressão em uma churrascaria em Mogi Guaçu, SP pic.twitter.com/AhRk59UIQa— Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) March 10, 2023
Alminda não tinha familiares vivendo próximos a ela. A vítima será sepultada em São Luís, Maranhão, estado natal dela e todo o trâmite para o sepultamento foi tratado pela funerária com parentes dela. Alminda deixa dois filhos.
Alminda Maria é natural do Maranhão, onde corpo será sepultado https://t.co/fmkOLf5IbB #g1
— g1 (@g1) March 10, 2023
A perícia foi ao local e o caso foi registrado na 1ª Cia 26º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Pelas redes sociais, a churrascaria informou que permaneceria fechada nesta sexta. De acordo com o proprietário do restaurante, a documentação e as instalações de segurança do estabelecimento estão em dia.
Medo de usar panela de pressão é comum, mas há formas de prevenir acidentes graves.
É preciso ter atenção desde o momento da compra, na verificação do selo de segurança do Inmetro, até os cuidados com a panela ao preparar comida no fogão.
O volume que a panela suporta também precisa ser levado em consideração e ser respeitado. Existem diversos tamanhos de capacidade da panela no mercado.
Quando a panela começa a fazer o barulho de quando “pega pressão”, ela começa a soltar o ar pela válvula, fazendo o conhecido chiado. No entanto, se o barulho parar do nada, veja se o fogo apagou e se, ainda estiver aceso, desligue e saia da cozinha rapidamente.
Além disso, nunca se deve tirar a pressão da panela à força, colocando-a debaixo da torneira de água fria da pia. A pressão deve sair de forma natural.
Imagem de Capa: g1/Reprodução