Mulher recusa transplante de mãos de mulher negra: “Eu não sou preconceituosa, mas sou branca”

Uma mulher britânica que está na lista de espera para um transplante de mão dupla revelou seu choque depois de supostamente ser questionada se ela aceitaria as mãos de uma pessoa de cor diferente ou de outro gênero em sua avaliação.

Kim Smith, 61 anos, disse que recusou educadamente um par de mãos de um doador masculino e um par de mãos de uma doadora negra, afirmando de que está ciente que enfrentará uma espera muito mais longa se não aceitasse apenas um par de mãos de uma mulher branca.

A ex-cabeleireira, perdeu as mãos e os pés depois que contrair uma infecção do trato urinário que levou à uma sepse e nove semanas em coma após uma viagem de férias na Espanha em 2017.

Kim, que é branca, afirmou que lhe perguntaram se ela aceitaria um par de mãos que não se parecessem em nada com suas mãos originais durante uma avaliação psicológica quando ela foi colocada na lista de espera para um transplante.

Apesar de ficar perplexa com a pergunta, um cirurgião revelou que é importante perguntar a todos os pacientes para estabelecer com o que eles ficarão felizes e aumentar a probabilidade de um transplante bem-sucedido.

“Eu tive que pensar sobre isso, estou desesperado por mãos, mas eu poderia? Não. Não quero olhar para as minhas mãos e elas não se parecem com as minhas, gostaria de rejeitá-las.”, disse Kim, de acordo com o Daily Mail.

Ela acrescentou que também preferiria ter um novo par de mãos que combinasse com seu tom de pele da melhor maneira possível.

O cirurgião que provavelmente realizará o procedimento no Leeds Teaching Hospital explicou que um processo rigoroso foi usado para combinar doadores e receptores adequados e que o paciente deve ser “compatível imunologicamente” com o membro doado para que não seja rejeitado.

Ele explicou que o paciente também deve aceitar a aparência física de seu novo membro, pois se não gostar da aparência, pode parar de tomar a medicação para garantir que seu corpo a rejeite.

Para evitar isso, ele explicou que os pacientes são questionados especificamente sobre características como tamanho, aparência, idade e sexo. “Também perguntamos sobre a cor da pele, não em termos de raça, mas em termos de tom de pele.”, acrescentou.

Imagem de Capa: Tom Maddick SWNS por Daily Mail





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!