Xuxa, a famosa apresentadora brasileira que encantou gerações, completa 60 anos e desabafou sobre como se sente em relação ao seu envelhecimento e sua imagem atual.
“Se eu falar que me vejo maravilhosamente bem, eu estou mentindo maravilhosamente bem. Eu me vejo com todos os meus defeitos, mas também com todas as minhas virtudes, minha maturidade, que é bacana, mas faz falta, faz MUITA falta um bom colágeno”, diz Xuxa em uma entrevista à UOL.
“Depois que a minha mãe se foi, eu larguei de mão. Mas, agora, eu estou me cuidando um pouco mais. Estou indo a dermatologista, tentando voltar a fazer o meu pilates, massagem, andando em esteira. [Tentando] me cuidar um pouco”, completou.
No entanto, Xuxa também destacou que não vê a utilização de ferramentas estéticas como a solução definitiva para lidar com o envelhecimento. Ela afirma que sabe que a idade é inevitável e que a aceitação é o caminho para se sentir bem consigo mesma.
“Obviamente que não é o suficiente, porque 60 anos são 60 anos, mas quando eu me olho no espelho eu penso ‘hum’. Ou passa alguém pertinho de mim e fala: ‘Oi, gostosa’. Tudo passa.”
Por trás da figura pública da “rainha dos baixinhos”, existe uma mulher forte, vitoriosa e apaixonada pela vida.
Xuxa nasceu Maria da Graça, em Santa Rosa (RS), e construiu uma história de sucesso que a televisão atual seria incapaz de reproduzir. Hoje, ela se vê como uma gaúcha orgulhosa, apaixonada pelo Rio de Janeiro e mãe de uma pessoa incrível, e também tem o desejo de ser avó.
A evolução de uma “rainha dos baixinhos” para uma voz política
Sendo uma das maiores apresentadoras da televisão brasileira, começou sua carreira em 1983 na TV Manchete e logo alcançou o auge na Rede Globo.
Dessa forma, a sua imagem de “rainha dos baixinhos” conquistou o coração de milhões de crianças ao redor do país, mas também foi alvo de críticas ao longo dos anos.
Com o tempo, Xuxa foi deixando sua imagem histórica e mostrando mais claramente algumas de suas visões de sociedade e mundo. Ela que sempre afirmou fazer a “política da criança” e evitou posicionamentos partidários.
No entanto, nos últimos anos decidiu se posicionar e passou a criticar publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a apresentadora, a postura do ex-presidente em relação à diversidade, ao meio ambiente e às crianças foram essenciais para que fizesse o “L” em referência ao presidente Lula, em 2022.
No entanto, essa mudança naturalmente a deixou ainda mais longe de ser uma unanimidade, mas também agradou setores da sociedade como, por exemplo, a comunidade LGBTQIA +.
Uma grande estrela de TV
A apresentadora foi a estrela de um programa infantil que marcou uma geração. O “Xou da Xuxa”, transmitido entre 1986 e 1992, foi um fenômeno de audiência e repercussão, conquistando um espaço único na história da televisão brasileira.
No entanto, Xuxa entende que a dinâmica do sucesso mudou bastante com a chegada da internet e que os canais de hoje não conseguiriam repetir o fenômeno atingido por ela.
“Claro que eu gosto de ver jornal, claro que eu gosto de ver e ouvir programas bem-feitos e tal. Mas é um momento onde eu quero comer uma pipoca, ficar agarradinho com o Ju [O namorado, Junno Andrade], com a Sasha, com a Doralice [cachorrinha de estimação]. Hoje, eu vejo a televisão como um momento para mim, um momento de relax.”
Xuxa começou sua carreira ainda menina e cresceu sob os olhos do Brasil. Dessa forma, ela experimentou diversos formatos televisivos e atravessou décadas de transformações.
No entanto, apesar de toda a admiração e encantamento que ela desperta, seus programas infantis têm sido alvo de críticas e debates.
Recentemente, nas redes sociais, o assunto pela falta de representatividade para crianças negras no programa de Xuxa virou polêmica e rendeu vários debates.
Embora essa falha não seja necessariamente responsabilidade da apresentadora, mas reflexo de uma estrutura social vigente, é fundamental que os meios de comunicação atuais não repitam os mesmos erros do passado.
Xuxa é uma figura polêmica e contraditória, mas ainda assim, tem um espaço único na história do Brasil.
Aos 60 anos, Xuxa afirma que pretende continuar sendo chocante futuramente. Para ela, ser chocante significa ser uma pessoa que as pessoas curtam e gostem, além de ser deliciosa para seu marido e incrível para sua filha.
Mesmo após quatro décadas de carreira, ela continua sendo uma figura emblemática e inspiradora para muitos brasileiros.
Imagem de Capa: Xuxa