Uma mulher de 24 anos acabou falecendo de sepse poucas semanas depois de desenvolver uma dor de garganta, e sua família quer que outras pessoas estejam cientes dos sintomas da infecção que ela teve.
Bethannie Booth, 24, que morava no País de Gales, se despediu de sua família e até planejou seu próprio funeral antes de entrar em coma.
Inicialmente, a professora primária começou a reclamar de inchaços vermelhos no rosto e sentia quente ao toque, sentia “um pouco” de dor de garganta e dor de cabeça, disse à BBC sua irmã, Nia-ffion Davies, 27 anos. Ao ligar para um serviço médico para orientações, foi respondido que provavelmente era sofria de acne.
Três dias depois, ela foi levada às pressas para o Royal Glamorgan Hospital pois sentia muita dificuldade para respirar e imediatamente foi levada para a emergência e depois para a unidade de terapia intensiva.
Mais tarde, os médicos descobriram que seu pulmão havia colapsado como resultado de uma infecção por Streptococo A – uma bactéria altamente infecciosa está se espalhando pelo Reino Unido, causando um aumento no número de casos de escarlatina.
Por isso, Bethannie desenvolveu sepse, uma condição com risco de vida em que o sistema imunológico do corpo reage exageradamente a uma infecção e começa a danificar tecidos e órgãos. E antes de entrar em coma, Bethannie mandou uma mensagem para seus familiares.
“Ela gravou um vídeo pouco antes de entrar em coma, ela estava brincando. Acho que ela sabia.”, disse Megan Booth, 25, outra irmã de Bethannie. “Ela mandou uma mensagem para minha irmã dizendo que achava que ia morrer. Me mata que ela sentiu isso, ela deve ter ficado com medo, mas ainda conseguiu contar uma piada.”
Infelizmente, Bethannie não resistiu e morreu semanas depois, cercada por sua família.
Para o seu funeral, Bethannie pediu que as pessoas usassem roupas coloridas e chapéus, e também pediu que suas duas músicas favoritas fossem tocadas.
Agora, a família quer aumentar a conscientização sobre os sinais de sepse, que podem ser difíceis de detectar ou serem confundidos com outros diagnósticos. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, pele manchada e uma erupção cutânea que não desaparece. “Uma dor de garganta nem sempre é uma dor de garganta.”
Imagem de Capa: Bethannie Booth por BBC