Dermatologistas explicam a causa do fungo na unha – e como tratar

Se as unhas dos pés parecem descoloridas ou mais grossas do que o normal, isso pode indicar fungos. Apesar de ser comum, se você não tratá-la, ela pode se espalhar e piorar.

O fungo da unha normalmente não é prejudicial e geralmente afeta apenas a aparência da unha. No entanto, pode se espalhar e piorar, levando a outros problemas.

Na hora de tratar os fungos das unhas, você pode tentar alguns remédios caseiros antes de optar por outros tratamentos.

A ciência por trás dos fungos nas unhas

O fungo da unha pode surgir através de rachaduras ou cortes na unha ou na pele, ficando entre a unha e o leito da unha. Ele cresce bem nos dedos dos pés por ser quente e úmido, especialmente se seus pés suam com frequência.

Um mofo chamado dermatófito às vezes causa fungos nas unhas dos pés e sobrevive no material estrutural da unha chamado queratina. Quando esta é a causa, é chamada Tinea unguium ou onicomicose, que leva a cerca de 90% das infecções fúngicas.

No entanto, o fungo é contagioso e você pode pegá-lo de outras pessoas ou de uma superfície infectada como em áreas de piscinas, por exemplo. Se você não tratá-lo rapidamente, ele pode se mover para outros dedos ou unhas ou pode também espalhá-lo para outras pessoas por contato.

Como tratar fungos nas unhas dos pés

Tratar as unhas é essencial para eliminar fungos e evitar maiores complicações. Os antifúngicos orais prescritos são comuns, mas podem levar a efeitos colaterais desconfortáveis, como tontura, dor de estômago e problemas de pele. Antes de optar por essa solução, você pode tentar remédios naturais ou caseiros.

Vinagre branco

Mergulhar o pé na mistura de vinagre pode ajudar a tratar fungos. Mergulhe o pé por vinte minutos em uma mistura de um terço de vinagre branco para dois terços de água morna.

Óleo de orégano

Especialistas indicam que, como o óleo de orégano contém timol, ele possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Usá-lo para tratar fungos nas unhas dos pés é fácil, pois requer apenas que você o aplique na área afetada duas vezes ao dia. Considere usá-lo em um espaço pequeno primeiro para garantir que você não tenha uma reação alérgica ou irritação.

Extrato de raiz de cobra

Este extrato vem de uma planta da família do girassol e possui propriedades antifúngicas. Estudos mostram que pode ser tão eficaz no tratamento de fungos nas unhas quanto medicamentos prescritos.

Extrato de Folha de Oliveira

A substância oleuropeína encontrada no extrato de folha de oliveira contém propriedades antifúngicas e antimicrobianas. Também estimula o sistema imunológico, ajudando a combater fungos.

Óleo da árvore do chá

Especialistas indicam que o óleo da árvore do chá tem propriedades antifúngicas e anti-sépticas que podem ajudar a tratar fungos nas unhas dos pés. Aplique-o na área afetada duas vezes ao dia para obter os melhores resultados.

Vicks VapoRub

Essa opção pode parecer estranha, mas os especialistas indicam que ela pode ajudar a tratar fungos nas unhas dos pés. Contém cânfora e óleo de eucalipto que podem ajudar a tratar fungos. Aplique-o na área uma vez ao dia para garantir que desapareça completamente.

Alho

Estudos mostram que o alho tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas que podem ajudar a tratar fungos. Você pode colocar alho picado ou amassado na área afetada e deixá-lo lá por pelo menos trinta minutos diários.

Pode cheirar mal, mas pode ajudá-lo a tratar fungos nas unhas. Você também pode considerar tomar cápsulas de alho para evitar deixar a comida picada no dedo do pé.

Mude sua dieta se você tiver uma infecção fúngica com frequência

Manter uma dieta saudável pode melhorar sua saúde geral e ajudar a combater a infecção fúngica. Considere comer o seguinte:

  • proteína para o crescimento saudável das unhas
  • ácidos graxos
  • probióticos (frequentemente encontrados no iogurte)
  • ferro para prevenir unhas quebradiças
  • cálcio e vitamina D (verificar produtos lácteos com baixo teor de gordura)

Um podólogo (médico do pé) ou dermatologista pode ajudá-lo a decidir sobre uma opção de tratamento se os remédios caseiros não funcionarem para você. Não espere muito para consultar alguém antes que se espalhe ou cause desconforto ou outros problemas de saúde.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!