Nesta quarta-feira (7), Papa Francisco, 86 anos, está hospitalizado e irá passar por uma cirurgia no intestino. O Vaticano anunciou que o procedimento será no hospital Gemelli, em Roma.
A cirurgia tem como objetivo corrigir uma laparocele, que é uma hérnia que se forma sobre uma cicatriz geralmente resultante de uma cirurgia anterior. Contudo, também pode ser causada por fraqueza dos músculos da parede abdominal, obesidade ou idade avançada.
Dessa forma, a equipe médica decidiu realizar a cirurgia sob anestesia geral devido às várias queixas do líder católico. A condição estaria causando obstruções intestinais dolorosas, o que tornou o procedimento necessário.
Antes de ser submetido à cirurgia, o Papa Francisco passou por uma série de exames no hospital Gemelli. Ele chegou ao local por volta das 11h30, horário local de Roma, ou 6h30, horário de Brasília.
Essa não é a primeira vez que a saúde do pontífice requer cuidados médicos em 2023. No final de março, o Papa hospitalizou-se devido a uma infecção respiratória.
Embora o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, tenha anunciado na época que eram apenas exames de rotina, Francisco acabou ficando internado por alguns dias.
Em julho de 2021, o Papa também passou por uma internação hospitalar, dessa vez para tratar diverticulite.
A saúde do Papa Francisco tem sido motivo de preocupação para muitos fiéis ao redor do mundo. Seus problemas de saúde anteriores, juntamente com a necessidade de cirurgias recentes, destacam a importância de cuidados médicos adequados para líderes religiosos e para todas as pessoas, independentemente de sua posição ou status.
Enquanto o Papa Francisco se recupera da cirurgia, os fiéis e admiradores de todo o mundo enviam suas orações e desejos de pronta recuperação ao líder da Igreja Católica.
Imagem de Capa: Catholic Church