Sonhar em ganhar na loteria é algo que muitos de nós já fizemos em algum momento da vida. Contudo, o economista romeno, Stefan Mandel conseguiu realizar esse sonho 14 vezes.
Mandel afirmou que sua conquista se deu graças a uma “matemática simples”. Com a ajuda de um grupo de investidores e um sindicato chamado International Lotto Fund, ele focou em 14 loterias ao redor do mundo.
“Teoricamente, qualquer um pode comprar todas as combinações possíveis. Qualquer estudante do ensino médio pode calcular essas combinações. Ninguém nunca desenvolveu um sistema logístico para armazenar uma quantidade tão grande de bilhetes. Fomos os únicos vencedores e foi isso”, disse em uma entrevista.
Um dos feitos notáveis de Mandel ocorreu em uma loteria no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Ele percebeu que havia 7.059.052 combinações possíveis devido às regras estaduais, que consistiam em escolher seis números entre um e 44. Aproveitando a possibilidade de imprimir bilhetes em casa, Mandel e sua equipe utilizaram trinta computadores para imprimir todos os bilhetes imagináveis.
Em fevereiro de 1992, a estratégia de Mandel e sua equipe os levou a ganhar $900 mil (cerca de R$4,5 milhões) em prêmios adicionais, além do jackpot de $27 milhões (R$132 milhões).
Um verdadeiro dia de pagamento incrível. Embora tenha enfrentado investigações por possíveis irregularidades, incluindo a atenção de agências internacionais como a CIA e o FBI, Mandel e o ILF foram inocentados.
Apesar de seu sucesso na loteria, ele declarou falência em 1995 e passou a última década administrando diversos esquemas de investimento. Embora tenha enfrentado uma possível prisão em Israel, sua condenação foi anulada.
Atualmente, Mandel desfruta de sua aposentadoria em uma remota ilha tropical na costa da Austrália.
Imagem de Capa: Canva