Empresa cria ‘sapatos com GPS’ para localizar idosos com demência evitando casos de avós perdidos

A capacidade de inovação dos japoneses não é novidade para ninguém. Pensando na dificuldade e preocupação que alguns cuidadores tem com idosos com demência que a empresa Wish Hills desenvolveu um par de sapatos incríveis.

O inovador par de sapatos contém um GPS que permite encontrar idosos como um avô com Alzheimer avançado. Este projeto chama-se GPS Dokodemo Shoes, e graças ao dispositivo de localização que possui, permite que outras pessoas próximas encontrem a pessoa que os usa através de um mapa.

O GPS fica implantado dentro da sola do sapato esquerdo, que, como um rastreador, permite a localização do idoso que o utiliza, por meio de um mapa no celular ou simplesmente no computador. Ajudando a evitar, desta forma, a existência de casos de avós perdidos.

O localizador possui um sistema que envia uma notificação para o dispositivo ao qual está conectado quando o idoso que está calçando o calçado se afasta 50, 100 ou 500 metros de sua casa.

sabiaspalavras.com - Empresa cria ‘sapatos com GPS’ para localizar idosos com demência evitando casos de avós perdidos
Imagem de Wish Hills

“Temos experiência em encontrar pacientes com demência perdidos e sabemos que esse tipo de pessoa não usa celulares, pingentes ou relógios, mas sim sapatos. É por isso que decidimos criar aqueles com sistema de localização GPS”

A dificuldade é que esses sapatos não são muito acessíveis. Por enquanto só são vendidos no Japão e custam US$ 298 (cerca de 1.400 reais). Segundo a OMS, no mundo existem 47,5 milhões de pessoas que sofrem de demência e todos os anos são conhecidos 7,7 milhões de novos casos.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!