A Guarda Costeira dos Estados Unidos relata que na busca do submersível desaparecido, Titan foram descobertos detritos nos perigosos mares de Newfoundland, Canadá, de acordo com informações da CNN.
A situação ficou crítica quando o relógio marcou 8h EST de hoje, 22 de junho, quatro dias após o desaparecimento da embarcação com cinco tripulantes a bordo, pois marcava que o suprimento estimado de oxigênio do Titã estava se esgotando.
No entanto, mesmo com a realidade preocupante da luta contra o tempo, o contra-almirante John Mauger disse que eles não estavam jogando a toalha. “Ainda é uma busca e resgate ativos”, afirmou ele.
Desde que o Titan perdeu contato com seu navio-mãe no domingo passado, a Guarda Costeira dos EUA acreditava que o submarino possuía suprimento de oxigênio para quatro dias. Porém, esse prazo foi ultrapassado.
O contra-almirante Mauger prometeu um compromisso inabalável. “Continuamos a manter os membros da tripulação e as famílias em nossos pensamentos enquanto prosseguimos com esta busca e resgate”, disse ele, “estamos cientes do tempo e consideramos muitos dados e informações na busca .”
Na tarde desta quinta-feira, um veículo operado remotamente – fazendo o trabalho perto do local onde se encontra o Titanic naufragado – localizou um ‘campo de destroços’.
A debris field was discovered within the search area by an ROV near the Titanic. Experts within the unified command are evaluating the information. 1/2
— USCGNortheast (@USCGNortheast) June 22, 2023
“Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações”, disse a Guarda Costeira. Não está claro se este campo de detritos está diretamente conectado ao submersível desaparecido. A Guarda Costeira disse que planeja realizar uma coletiva de imprensa às 15h. ET para “discutir as descobertas do ROV do Horizon Arctic no fundo do mar perto do Titanic”.
“Hoje será um dia crítico nesta missão de busca e resgate, pois os suprimentos de suporte de vida do submarino estão começando a acabar”, disse Guillermo Sohnlein, cofundador da OceanGate, empresa que opera a expedição, em comunicado nesta quinta-feira.
The US Coast Guard says a “debris field” has been discovered by a remotely operated vehicle within the search area for the missing Titanic-bound submersible.
Follow live updates: https://t.co/FgGK2GyhN9 pic.twitter.com/SpPPet8nn5
— CNN (@CNN) June 22, 2023
Imagem de Capa: OceanGate