Não escovar os dentes à noite antes de dormir pode aumentar o risco de infarto e AVC

Um estudo investigou se o hábito de escovar os dentes afeta o risco de doença cardiovascular. Na pesquisa, publicada na National Library of Medicine, 1.675 pacientes jovens hospitalizados para cirurgia, exame ou tratamento médico participaram do estudo, onde foram categorizados com base nos hábitos de higiene e escovação dos dentes.

Os participantes do estudo foram separados por: 1- Grupo dos que escovam os dentes ao acordar e à noite, 2- Grupo dos que escovam os dentes à noite, mas não ao acordar, 3- Grupo dos que escovam os dentes depois de acordar, mas não à noite, e 4- Grupo que não tem o hábito de escovar os dentes.

A análise multivariada de eventos cardiovasculares mostrou estimativas de sobrevida significativamente maiores no Grupo de pessoas que escova os dentes de manhã e a noite e no Grupo que escova só antes de dormir, comparado com o Grupo que nunca escova os dentes.

E ainda, revelou que os fumantes do Grupo que nunca escova os dentes tiveram um prognóstico significativamente pior para eventos cardiovasculares do que as pessoas que fumam de outros grupos.

Apesar das descobertas do estudo serem limitadas a doenças cardiovasculares e não podem ser generalizados para populações saudáveis, é melhor deixar a preguiça de lado e escovar os dentes antes de dormir para diminuir o risco de ter um infarto ou AVC.

Considerando a prevenção de doenças cardiovasculares, escovar os dentes antes do café da manhã é necessário, mas o horário mais importante é escovar os dentes à noite antes de ir para a cama.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!