Morreu Milan Kundera, autor do famoso “A Insustentável Leveza do Ser”

Milan Kundera, o escritor da incrível obra “A Insustentável Leveza do Ser”, morreu aos 94 anos, na França, de acordo com nota divulgada. “Infelizmente, posso confirmar que o senhor Milan Kundera faleceu ontem (terça-feira) após uma doença prolongada”, disse à AFP Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera na cidade natal do escritor, Brnö, na antiga Tchecoslováquia.

O autor de, entre outros livros, “A Insustentável Leveza do Ser”, publicado em 1984 e adaptado para o cinema quatro anos mais tarde, o gigante da literatura mundial é considerado como um dos mais célebres escritores contemporâneos.

Também autor de La Plaisanterie (A Piada) e L’Immortalité (A Imortalidade), Milan Kundera nasceu a 1 de abril de 1929 em Brno, na antiga Checoslováquia, e exilou-se em França em 1975, tendo adquirido a nacionalidade francesa em 1981.

Kundera escreveu os seus romances em francês, desde La Lenteur (A Lentidão), publicado em 1993. Em 2011, as suas obras foram publicadas pela Bibliothèque de la Pléiade, a prestigiada coleção editada pela Gallimard.

A sua obra foi traduzida em cerca de 40 línguas, o que faz de Kundera um dos autores mais traduzidos do mundo. Kundera recebeu, entre outros, o Prêmio Médicis (1973), o Prêmio Mondello (1978), o Prêmio Common Wealth (1981), o Prêmio Jerusalém (1985) e o Prêmio Independent de Literatura Estrangeira (1991).

Apesar de se ter naturalizado francês em 1981, o escritor finalmente obteve a nacionalidade tcheca em 2019.

Editoras se manifestaram grande tristeza pela morte do escritor. “Autor de vários livros que irão permanecer para sempre na nossa memória coletiva, a começar por aquele que o tornou famoso no mundo inteiro — “A Insustentável Leveza do Ser” –, Milan Kundera também se notabilizou ‘por desde sempre se ter manifestado a favor da liberdade e contra toda a espécie de regimes totalitários, tema esse que também transportou para a sua obra’”, diz um comunicado da editora do grupo LeYa.

Imagem de Capa: Divulgação





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!