Nesta última terça-feira, na Escócia, uma emocionante procissão noturna levou centenas de golden retrievers e seus donos até as ruínas da Casa Guisachan. Desse modo, o local é considerado o lar ancestral da raça, onde os primeiros filhotes de golden retriever nasceram há 155 anos.
O criador de cães, o aristocrata Sir Dudley Marjoribanks, buscava uma raça de caça adequada para o terreno acidentado das Terras Altas da Escócia.
Dessa forma, os proprietários de golden retrievers do mundo todo se encontraram nas ruínas da Guisachan House para celebrar a história da raça. Incluindo todo o Reino Unido, Europa continental, América do Norte, Austrália e Japão.
Esse encontro teve várias atividades, incluindo palestras, workshops e demonstrações. Contudo, o principal foi a procissão noturna, onde os participantes percorreram quase 2 km até as ruínas da casa, sendo recebidos por um flautista.
Carol Henry, secretária do Golden Retriever Club of Scotland, ressaltou a importância do encontro para manter viva a história e as qualidades da raça. As reuniões dos golden retrievers em Guisachan ocorrem a cada cinco anos, coincidindo com datas marcantes, como o 150º aniversário da raça em 2018.
Cães de mais de 12 países, incluindo Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Alemanha e Holanda, marcaram presença no evento. Dessa forma, a noite foi repleta de música e animação, com melodias de gaita de foles e uma animada versão da música “I’m Gonna Be (500 Miles)” do The Proclaimers.
A Origem
A ninhada original de golden retrievers nasceu em 1868, fruto do cruzamento entre um Tweed water spaniel, uma raça hoje extinta, e um retriever de pelagem amarela ondulada.
Dessa maneira, o golden retriever só foi oficialmente reconhecido em 1913, 40 anos depois. Sir Dudley Marjoribanks, também conhecido como Lord Tweedmouth, foi o responsável por criar esses notáveis cães em sua propriedade em Guisachan.
No entanto, a casa está em ruínas desde a década de 1960, o legado dos golden retrievers continua a brilhar, reunindo entusiastas de todo o mundo para celebrar essa raça tão querida e especial.
Com informações: BBC