A famosa fabricante de brinquedos Lego, irá dar um grande avanço em relação à inclusão. Em setembro, a empresa irá vender peças de lego codificador em braile, desse modo, beneficiando crianças cegas e com deficiência visual em todo o mundo.
Inegavelmente, a iniciativa irá auxiliar na aprendizagem do braille e também, promoverá a interação em família. Dessa forma, abrindo portas para um futuro mais promissor para aqueles com deficiência visual.
A empresa dinamarquesa se uniu a organizações de cegos em todo o mundo para desenvolver peças especiais codificados em braille. Essas peças foram testados e aprimorados em parceria com escolas e serviços que atendem crianças com deficiência visual.
Dessa maneira, esses blocos estarão disponíveis para compra, permitindo que crianças e suas famílias explorem o mundo do braille de uma maneira divertida e educativa.
Embora a tecnologia moderna tenha avançado consideravelmente na conversão de texto escrito em fala, o braille continua a ser uma ferramenta crucial para as pessoas com deficiência visual.
A União Europeia de Cegos afirma que o conhecimento do braille melhora a ortografia, a leitura e a escrita, abrindo portas para uma educação de qualidade e melhores oportunidades de emprego. Além disso, o braille permite que as pessoas realizem várias tarefas, lendo com os dedos enquanto ouvem informações adicionais.
As peças de Lego em braille não apenas facilitarão o aprendizado, mas também criarão oportunidades para jogos educativos em família. Aqueles que aprenderem braille por meio desses blocos poderão se comunicar e interagir com mais facilidade com outras pessoas que usam o sistema.
Os pacotes de peças de Lego em braille estarão disponíveis para compra em seis países de língua inglesa e cinco países de língua francesa. As versões em italiano, alemão e espanhol serão lançadas no próximo ano.
Imagem de Capa: Canva