Depois que mais países estão se preparando para proibir os cigarros eletrônicos – os conhecidos “vapes” -, você pode ter interesse em saber exatamente o que acontece com seu corpo quando você abandona o hábito.
Após uma série de apelos de defensores dos resíduos públicos e médicos, os vaporizadores descartáveis poderão ser banidos por razões de saúde e ambientais.
Apesar de poderem ter em sua aparência cores vivas e aparência fofa, sabores de fruta, serem usados em uma tentativa de parar de fumar ou simplesmente por diversão, uma série de evidências sugerem que vaporizar é um pouco mais prejudicial do que pensávamos.
Agora pode ser a hora de abandonar os cigarros eletrônicos para sempre.
No entanto, se a ideia de parar seu vaporizador cause uma certa ansiedade, talvez saber sobre o que acontece com seu corpo quando você desiste de vaporizar o ajudará a passar pelo estresse de um ou dois dias sem ele.
Embora muitos estudos tenham demonstrado que usar vapes é melhor do que fumar cigarros comuns, eles ainda contêm uma série de produtos químicos e, claro, nicotina que podem afetar sua saúde a longo prazo.
Felizmente, de acordo com especialistas, seu corpo começa a se recuperar muito rápido depois de parar com o seu uso. Nikola Djordjevic MD – gestor de projeto da Med Alert Help – disse ao The Healthy que depois de apenas 20 minutos, “a sua frequência cardíaca volta ao normal, a sua pressão arterial cai e a sua circulação começa a normalizar”. Sua respiração também pode melhorar quando você parar de vaporizar.
Um grande alerta surgiu quando um estudo de 2018 publicado no American Journal of Preventive Medicine mostrou que as pessoas que fumavam cigarros eletrônicos quase dobraram o risco de ataque cardíaco em comparação com os não fumantes.
Mas não se preocupe, Djordjevic prosseguiu: “Depois de apenas um dia, o risco de ataque cardíaco começa a diminuir”. Depois de um mês, a nicotina estará bem fora do seu sistema – isso leva cerca de três dias – e seus pulmões começarão a se recuperar.
“Depois de nove meses, a saúde pulmonar melhora significativamente graças à renovação de estruturas microscópicas semelhantes a cabelos dentro dos pulmões, que ajudam a expulsar o muco e a combater infecções”, disse. Depois de um ano, o risco de doenças cardíacas terá caído pela metade, segundo o médico.
Ela prosseguiu descrevendo os benefícios potenciais após 10 a 15 anos, afirmando: “Depois de uma década, o risco de câncer de pulmão é reduzido em 50%, assim como o risco de câncer de pâncreas, boca e garganta.
Uma das principais desvantagens de parar de fumar são, obviamente, os sintomas de abstinência, que serão mais perceptíveis se você estiver vaporizando líquidos com alto teor de nicotina. Você pode sentir uma variedade de sintomas, como desejos, dificuldade para dormir, dificuldade de concentração, inquietação, irritabilidade, aumento da fome e dores de cabeça.
Djordjevic disse que estes atingirão um pico no terceiro dia, “e diminuirão gradualmente durante as três a quatro semanas seguintes. Portanto, levará cerca de um mês para quebrar o hábito”.
No entanto, com a estratégia certa e com os benefícios para a saúde em mente, não há razão para que você não possa parar de fumar qualquer tipo de cigarro para sempre.
Imagem de Capa: Canva