Esta semana, a gigante da tecnologia Apple revelou sua última geração – o iPhone 15 – que será lançado mundialmente em 22 de setembro.
Este último modelo do iPhone foi descrito por especialistas como a “maior atualização do dispositivo em três anos”. A novidade inclui vários novos atributos, incluindo uma tela grande, novos recursos de câmera e, claro, a introdução de cabos USB-C.
No entanto, o iPhone 15 não é o único assunto sobre a Apple no momento, pois o iPhone 12 também tem ganhando alguns destaques nas notícias mundiais.
O iPhone 12 chegou ao mercado em 2020 e é amplamente considerado um dos telefones mais preferidos da Apple nos últimos anos. Entretanto, de acordo com uma reportagem da Reuters, a Apple foi ‘convidada’ a parar de vender seu modelo iPhone 12 na França devido a uma nova descoberta de especialistas.
O ministro júnior da economia digital da França, Jean-Noel Barrot, disse em entrevista ao canal de notícias Le Parisien que o modelo está acima dos níveis limite de radiação. O órgão de fiscalização de radiação do país, a ANFR, informou à Apple que as vendas do iPhone 12 precisariam ser interrompidas na França após a realização de testes no telefone.
Segundo a Reuters, eles descobriram que a Taxa de Absorção Específica (SAR) do dispositivo era maior do que o permitido por lei. “Espera-se que a Apple responda dentro de duas semanas”, disse o funcionário do governo. “Se não o fizerem, estou preparado para ordenar o recall de todos os iPhones 12 em circulação. A regra é a mesma para todos, incluindo os gigantes digitais.”
Barrot prosseguiu dizendo que uma simples atualização de software seria suficiente para resolver esses problemas de radiação, o que significa que a Apple poderia continuar a vender o iPhone 12 na França.
A radiação não ionizante é produzida por iPhones e muitos outros smartphones, embora falte energia para ionizar átomos ou moléculas. Embora não represente muitos riscos à saúde, isso não significa que não possa ser problemático.
Os órgãos reguladores de vários países definiram limites de exposição à radiação RF, do tipo presente nos telefones celulares usados todos os dias. São impostas restrições para garantir que a radiação emitida permaneça abaixo dos limites seguros, protegendo a saúde da população.
Os iPhones são feitos cumprindo essas restrições, embora as autoridades francesas aparentemente tenham encontrado alguns problemas com o iPhone 12.
As possíveis implicações para a saúde decorrentes da exposição prolongada à radiação RF dos celulares têm sido objeto de muitos estudos. Vários, de fato, encontraram uma ligação entre valores elevados de SAR e certas formas de câncer.
Imagem de Capa: Canva