Mulher revela discriminação em entrevista de emprego: “Aconteceu comigo e estou sem acreditar”

Recentemente, nas redes sociais, a história de Samara Braga vem gerando uma indignação. Samara, de 32 anos, está desempregada há dois meses e desse modo, compartilhou em seu perfil a péssima experiência que teve durante uma entrevista de emprego.

O incidente começou quando Samara foi contatada por um recrutador que agendou uma entrevista de emprego. No entanto, o recrutador atrasou a entrevista em três horas, deixando-a esperando.

Dessa forma, Samara conta ao recrutador que não poderia participar naquele novo horário devido a seus compromissos. A partir disso as ofensas começaram.

O recrutador proferiu comentários discriminatórios sobre a rotina de uma pessoa desempregada e afirmou que era difícil contratar quem tinha filhos.

O relato de Samara no LinkedIn, embora fora do comum para aquela plataforma, era uma tentativa de alertar outros profissionais sobre essa situação preocupante.

“Aconteceu comigo e estou sem acreditar que exista profissional assim. Não é o tipo de publicação que as recrutadoras gostam de ver no perfil [da rede social], mas é necessário compartilhar”, escreveu.

A legislação trabalhista brasileira proíbe a discriminação em qualquer fase do contrato de trabalho, incluindo o recrutamento. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece que critérios como estado de gravidez e situação familiar não podem prejudicar candidatos a empregos.

Samara enfatizou que essa não foi uma situação isolada. Ela ouviu relatos de amigas que também foram questionadas sobre seus filhos durante entrevistas de emprego. Em sua publicação, outros comentários compartilham experiências semelhantes.

“Me senti ofendida, discriminada, humilhada de ter que estar me desdobrando para colocar comida dentro de casa e ainda precisar passar por isso. A mulher precisa ter que se reinventar, ter que empreender a todo momento para poder sobreviver. Um filho não impede uma mulher de trabalhar, pelo contrário, ele é uma motivação.”

sabiaspalavras.com - Mulher revela discriminação em entrevista de emprego: "Aconteceu comigo e estou sem acreditar"
Linkedin

Imagem de Capa: Samara Braga





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!