Imigrantes brasileiros estão com dificuldades para pagar aluguel em Portugal e moram em barracas

Nos últimos sete anos, Portugal tem recebido um grande aumento de imigrantes. Desse modo, os brasileiro têm um papel significativo nesse crescimento, representando quase metade do número total de imigrantes em solo português.

Contudo, apesar da busca de uma vida melhor e oportunidades em Portugal, vários brasileiros enfrentam dificuldades para pagar aluguel. Dessa forma, levando alguns a uma situação extrema de morar em barracas.

Um dos principais desafios enfrentados pelos imigrantes brasileiros é o alto custo de vida e os baixos salários. Com o salário mínimo em torno de 760 euros, pagar aluguel torna-se uma tarefa árdua.

“O salário mínimo aqui é 760 euros, se eu não me engano. Aí eu pagava 400 euros no quarto. Então, imagina você receber 760 euros e pagar 400 euros?”, conta uma imigrante brasileira.

Diante dessas dificuldades financeiras, alguns brasileiros têm recorrido a medidas extremas, como morar em barracas e tomar banho na praia.

“Eu vim para cá por causa das necessidades, né. Porque lá eu estava pagando absurdamente em um quarto compartilhado e não estava havendo vantagem, porque meu dinheiro estava só saindo”, afirmou outra imigrante.

A falta de assistência oficial

A prefeitura e a Segurança Social de Portugal afirmaram que estão acompanhando a situação na área, mas não informaram se foi oferecida alguma ajuda para os imigrantes. Isso levanta questões importantes sobre o suporte oferecido aos recém-chegados que enfrentam dificuldades.

A especialista em imigração, Patrícia Lemos, destaca a importância do planejamento antes da mudança e da necessidade de estrutura para evitar que imigrantes se encontrem em situações difíceis.

“Cada vez mais planejamento é fundamental para quem vai mudar, para que o número de brasileiros não engrosse essa fila de pessoas que vão pedir, de fato, ajuda para voltar. Porque ficam em uma condição que não têm nem dinheiro para passagem”, afirma Patrícia Lemos.

Em Portugal, a chegada de imigrantes cresceu 25% em apenas um ano, com os brasileiros representando uma parte significativa desse aumento. São quase 400 mil brasileiros vivendo legalmente no país, e esse número continua a crescer.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) registrou que mais de 150 mil cidadãos do Brasil receberam autorização de residência em 2023, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!