Recentemente, um jovem venezuelano teve o diploma revogado após a publicação de um vídeo em suas redes sociais que afirma não ter aprendido nada.
No vídeo, é possível ver ele e outros colegas da Universidade Nacional Experimental Politécnica das Forças Armadas (UNEFA) admitindo que não haviam adquirido o conhecimento necessário durante seus anos de estudo.
Dessa maneira, os jovens confessam que não possuíam as habilidades fundamentais para exercer a profissão. “Concluí meu curso sem saber como aplicar uma injeção”, disse um. “Concluí meu curso sem entender como calcular dosagens”, confirmou outro.
Jonathan José de Jesús, o jovem que compartilhou o vídeo nas redes sociais, revelou que havia se formado “copiando em provas”. “Concluí meu curso sem saber medir sinais vitais”, disse. “Concluí meu curso sem experiência em intervenções de enfermagem”, outro finalizou.
A resposta da instituição de ensino foi rápida e rígida. Eles impuseram sanções aos 14 alunos que apareceram no vídeo, exigindo que se desculpasse publicamente. Dessa forma, fez com que eles completassem um curso intensivo de um mês para comprovar sua capacidade de desempenhar as funções de enfermagem.
Surpreendentemente, todos os alunos aceitaram essas medidas, com exceção de Jonathan José de Jesús, que classificou a decisão como “injusta”. Numa reviravolta adicional, as autoridades universitárias convocaram o jovem e informaram que seu diploma seria revogado devido à sua atitude arrogante ao recusar-se a cumprir as sanções.
Em um vídeo subsequente, Jonathan José tentou se justificar, exibindo suas excelentes notas ao longo de sua trajetória acadêmica. Desse modo, alegou que havia atendido a todos os requisitos necessários para se formar como enfermeiro. No entanto, a universidade permaneceu firme em sua decisão de não restaurar seu diploma.
@luisborn #stitch with @jonathandejesus777 ♬ original sound – Luis Born
Imagem de Capa: Reprodução