A revolução da beleza pró-envelhecimento está aqui – como mostram Pamela Anderson, de rosto lavado, e Helen Mirren e Andie MacDowell, orgulhosamente grisalhas, na semana de moda de Paris.
A Paris Fashion Week costuma celebrar a juventude e o esforço máximo no quesito aparência. Mas esta houve um grande alarido sobre a alegria de ser natural e autêntico.
Pamela Anderson arrasou “sem maquiagem aos 56 anos”. Andie MacDowell, 65, e Dame Helen Mirren, 78, “ostentavam cabelos grisalhos naturais” na passarela da L’Oréal. Fazer muito esforço, claro, ainda está na moda.
Todos esses looks provavelmente envolvem preparações de um tipo ou de outro: experimentar inúmeras roupas ou fazer um penteado que – no mínimo – precisa de várias horas para finalizar.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Apesar da fumaça e dos espelhos habituais, e da massa de produtos, dinheiro e enfeites investidos nesses looks, uma verdadeira mudança está em andamento. Há um movimento distinto em direção ao chamado “pró-envelhecimento”, no qual o processo de envelhecimento é celebrado.
A palavra “pró-envelhecimento” tem sido usada por marcas de beleza como Studio 10, Tropic Skincare, Clarins e Look Fabulous Forever há algum tempo, promovendo a ideia de que aparentar a mesma idade é uma aspiração. As mulheres que não teriam sido permitidas participar da semana de moda de Paris, há 20 anos, hoje são defendidas.
Como escreveu Jamie Lee Curtis sobre Anderson, algo incomum está acontecendo: “Esta mulher apareceu e reivindicou seu lugar à mesa sem nada no rosto. Estou tão impressionada e chocada com este ato de coragem e rebelião.”
Ver essa foto no Instagram
É realmente tão rebelde? Sim, se o seu rosto for a sua fortuna e você depender do julgamento dos outros. E sim, também há algo deprimente no fato de ainda considerarmos “corajoso” que uma mulher apareça em público nas mesmas condições em que um homem de qualquer idade aparece (isto é, de banho tomado e vestindo algumas roupas).
Imagem de Capa: Instagram