Estudo afirma que consumo diário de morangos pode reduzir o risco de demência

A Universidade de Cincinnati conduziu uma pesquisa que sugere que o hábito diário de consumir morangos pode contribuir para a redução do risco de demência.

Dessa forma, os resultados, que foram publicados pela revista Nutrients, apontam para benefícios significativos associados ao consumo regular dessa fruta popular.

O estudo teve um período de 12 semanas e envolveu 30 pacientes com sobrepeso que apresentavam queixas de comprometimento cognitivo leve. Os pesquisadores instruíram os participantes a evitar o consumo de morangos, exceto por um pacote diário de suplemento em pó, que deveriam misturar com água e consumir no café da manhã.

Desse modo, metade dos participantes, com idades entre 50 e 65 anos, recebeu um pó equivalente a uma xícara de morangos inteiros (o tamanho padrão de porção). Enquanto a outra metade recebeu um placebo.

sabiaspalavras.com - Estudo afirma que consumo diário de morangos pode reduzir o risco de demência
Canva

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa acompanhou a memória de longo prazo, o humor e a saúde metabólica dos participantes. Os resultados apontaram que o grupo que consumiu o pó de morango teve um melhor desempenho em um teste de aprendizado e reduziu significativamente os sintomas depressivos.

O professor emérito Robert Krikorian, do Departamento de Psiquiatria e Neurociência Comportamental da UC College of Medicine, ressaltou que morangos e mirtilos contêm antioxidantes chamados antocianinas.

Dessa maneira, esses antioxidantes estão associados a diversos benefícios para a saúde, incluindo melhorias metabólicas e cognitivas.

sabiaspalavras.com - Estudo afirma que consumo diário de morangos pode reduzir o risco de demência
Canva

Krikorian observou que os morangos também contêm ellagitannins e ácido elágico, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e anticancerígenas.

Ele sugere que morangos podem melhorar a função cognitiva ao reduzir a inflamação cerebral. Especialmente em pessoas com excesso de peso e propensas à resistência à insulina e obesidade.

Krikorian destaca a necessidade de pesquisas futuras com um número maior de participantes e doses variadas de morango.

sabiaspalavras.com - Estudo afirma que consumo diário de morangos pode reduzir o risco de demência
Canva

Portanto, é importante mencionar que a pesquisa recebeu apoio financeiro da California Strawberry Commission, que forneceu fundos e doações de pó de morango e placebo.

Imagem de Capa: Canva 





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!