Um pesquisador descreveu como um “apocalipse da Internet” poderia ocorrer à medida que a atividade solar aumentasse.
O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, alertou que o sol está se tornando mais ativo após um “período de silêncio”, quando éramos menos dependentes da rede mundial de computadores – a internet.
O cientista, que é principal investigador da universidade e do Laboratório de Pesquisa Naval, quer criar um sistema de alerta para fornecer previsões antecipadas de quando a Internet poderá ser afetada.
Em entrevista à Fox Weather, ele disse: “A Internet atingiu a maioridade durante uma época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando em uma época mais ativa. É a primeira vez na história da humanidade que houve uma interseção do aumento da atividade solar com a nossa dependência na Internet e a nossa dependência econômica global da Internet.”
“Houve muitas explosões (solares). As explosões ocorrem quando o sol brilha e vemos a radiação, e isso é uma espécie de flash da boca. E então o tiro do canhão é a ejeção de massa coronal (CME). Então, podemos ver o flash, mas a ejeção de massa coronal pode ocorrer em alguma direção aleatória no espaço, mas podemos dizer quando eles realmente estão indo em direção à Terra. E isso nos dá cerca de 18 horas de aviso, talvez 24 horas de aviso, antes que essas partículas realmente cheguem à Terra e comecem a mexer com o campo magnético da Terra.”, acrescentou Becker.
Ele explica que o campo magnético da Terra pode ser afetado por grandes bolhas de plasma que voam pelo espaço numa CME. Alguns deles afetam o planeta e distorcem o seu campo magnético. Isso pode fazer com que o terceiro pino de uma tomada elétrica se torne “como um grande circuito elétrico”.
Becker afirma que a Internet poderia cair por um período de semanas ou meses. “A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação e, consequentemente, é considerada um tipo de infraestrutura muito ‘suave’. Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a Internet poderia ficar desligada por um período de semanas a meses no caso de uma explosão solar realmente extrema.”, disse.
Ele destacou que uma CME já atingiu a Terra anteriormente, em 1859 no Evento Carrington: “Na verdade, destruiu o sistema telegráfico, faíscas estavam literalmente voando das linhas telegráficas. Alguns operadores foram eletrocutados porque os fios acabaram carregando alta tensão, o que eles eram nunca deveria ter feito isso, mas as variações do campo magnético tornaram-se tão fortes que quase se tornaram um sistema gerador e conduziram essas correntes pelos fios telegráficos.”
Imagem de Capa: Canva