Muitas pessoas possuem esses pequenos carocinhos brancos no rosto, mas não se preocupe, eles não são perigosos e não precisam necessariamente de tratamento.
Essas pequenas bolinhas brancas (ou cistos) na pele são chamadas de milium sebáceo e acontecem com mais frequência no rosto dos bebês. Mas qualquer pessoa pode tê-los em qualquer parte do corpo.
O que é o milium?
Milium são pequenas protuberâncias brancas e duras contendo queratina que aparecem em volta dos olhos, nas bochechas, queixo ou nariz. Eles também podem estar pelo no corpo, principalmente no tronco e nos membros.
São indolores e inofensivos e podem desaparecer em bebês, mas muitas vezes necessitam de tratamento cirúrgico ou médico em pacientes mais velhos.
Mas por que aparece o milium?
Seu corpo elimina células mortas da pele para dar lugar a novas. O milium acontece quando as células mortas da pele não desaparecem. Em vez disso, eles ficam presos sob a nova pele, endurecem e formam um milium.
Eles também pode surgir por causa de:
- Danos à pele causados por algo como erupção na pele, lesão ou exposição ao sol
- Uso prolongado de medicamentos esteroides
- Genética.
Você também corre um risco maior se:
- Não tiver cuidados adequados com a pele
- Usar muitos cosméticos ou maquiagem que obstruam os poros
- Não durmir o suficiente
- Tem problemas de pele como caspa, rosácea ou eczema.
Como tratar o milium?
Não há problema em deixar milium em paz. Você pode ficar tentado a estourar ou furar esses carocinhos, mas tenha cuidado. Isso pode piorar a situação e causar complicações. Cutucar a pele ao redor do milium pode causar cicatrizes ou infecção.
Se você está incomodado com a aparência do milium, pode seguir algumas etapas para ajudar no processo de tratamento. De acordo com especialistas, um cosmético esfoliante de venda livre com ácido salicílico, alfa-hidroxiácido ou retinóide pode ajudar a remover as células mortas da pele.
Se não desaparecer com o tratamento de esfoliação sem receita, seu médico poderá encontrar um plano de tratamento. Um dermatologista pode realizar um procedimento simples para remover cirurgicamente o milium.
Prevenindo Milium
O milium não pode ser totalmente evitado, no entanto ter bons cuidados com a pele podem ajudar a prevenir esses carocinhos e outras condições.
Use protetor solar e hidratante. Esses itens essenciais manterão sua pele macia e flexível para que ela possa se substituir as células mortas como deveria. Use protetor solar, mesmo durante o inverno e quando estiver dentro de casa perto de janelas por longos períodos de tempo.
Evite cremes ou pomadas espessas. Estes podem irritar a pele e obstruir os poros, impedindo a esfoliação natural.
Mantenha seu rosto limpo. Sujeira e suor se acumularão e obstruirão os poros. Isso pode causar acne e problemas de pele. Remover a sujeira diária do rosto permitirá que a pele esfolie. Mantenha o rosto limpo para ajudar a pele a eliminar as células mortas.
Comece cedo. Se você têm tendência a erupções de milium, à medida que envelhecemos, se proteja dos raios solares, inclusive usando chapéus e outras medidas de proteção.
Imagem de Capa: Canva