A aeronave desaparecida desde o dia 31 de dezembro do ano passado finalmente foi encontrada no município de Paraibuna, interior do estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (12), após 12 dias de buscas consecutivas.
De acordo com informações da Defesa Civil de Paraibuna, o local onde o helicóptero foi encontrado fica a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, no entanto é uma área de mata fechada com difícil acesso, até mesmo a pé. Veículos não conseguem entrar no local.
A região, localizada na Serra do Mar e na Mata Atlântica, possui inúmeras árvores — principalmente eucaliptos — de 80 a 100 metros e por isso, seu acesso só é possível com o uso de equipamentos especiais.
A Polícia Militar informou que outra aeronave da PM foi acionada para os tripulantes poderem acessar o local onde estão os destroços da aeronave. De acordo com as autoridades, está confirmado a morte dos quatro ocupantes do helicóptero.
Veja o momento em que os tripulantes do helicóptero Águia da Polícia Militar acessam a mata. https://t.co/EuPhSIbshf pic.twitter.com/Av2MSVnnEp
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) January 12, 2024
Paraibuna, a cidade onde a aeronave foi encontrada, fica na região do Vale do Paraíba. O município fica a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, local que era o destino do voo.
12 dias de buscas
O helicóptero deixou a capital paulista no dia 31 de dezembro com quatro ocupantes para passar o réveillon em Ilhabela, no Litoral Norte do estado, no entanto não chegou ao local de destino e não fez mais contato.
Desde então, foi mobilizada uma busca que envolveu a Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros de São Paulo ao longo de 12 dias de buscas. A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo através das redes sociais.
🚨Em andamento🚨 Equipes da Polícia Militar acabam de localizar o helicótero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino o Litoral Norte de São Paulo.
A aeronave foi localizada pelo Águia 24. #190PMESP pic.twitter.com/giaVFQ8Dym
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) January 12, 2024
Quem eram os passageiros que estavam no helicóptero
Os ocupantes do helicóptero eram:
- Luciana Rodzewics, de 45 anos;
- Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
- Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
- Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ver essa foto no Instagram
Imagem de Capa: Reprodução