Muitas pessoas em algum momento da vida vai sentir aquela dor nas costas e no nervo ciático. Aproximadamente 80% das pessoas sentirão dor nas costas. Por outro lado, a dor no nervo ciático é frequentemente confundida com dor nas costas, mas é uma situação completamente diferente.
Os nervos ciáticos são os maiores nervos do sistema humano e existem um em cada lado do corpo. Eles vão da parte inferior da coluna (é por isso que são confundidos com dor lombar), descem pelas costas, coxas e parte de trás das pernas, e descem até as pontas dos dedos dos pés.
Dor nas costas e dor no nervo ciático – conhecida simplesmente como ciática – podem causar muito desconforto e até afetar sua qualidade de vida. Essa dor pode impedir você de realizar as tarefas diárias, reduzir o pensamento positivo e ser um obstáculo em geral.
Pior ainda, inúmeras pessoas em todo o mundo lidam com isso diariamente e não sabem o que fazer para resolver.
Técnica caseira para alívio da dor nos nervos e costas
Existe um truque muito simples e fácil para prevenir esse tipo de dor, e basta um item barato e que talvez você já tenha em casa. Veja como acabar com a dor no nervo ciático e nas costas com apenas uma bola de tênis.
Este é provavelmente o uso mais popular de bolas de tênis para alívio da dor, então você já deve ter ouvido falar desse truque antes. Saiba agora como usá-la:
Passo 1: você precisará de duas bolas de tênis.
Passo 2: Deite-se de costas sobre as bolas. Posicione-as de forma que fiquem entre o cóccix e as costelas.
Passo 3: Mova a pélvis para frente e para trás ou de um lado para o outro, permitindo que as bolas se movam lentamente pela parte inferior das costas com facilidade. Respire profundamente enquanto faz isso.
Passo 4: Continue fazendo isso por cerca de 5 minutos.
Dor na região do Quadril
Há uma variedade de ciática que pode ocorrer na região do quadril. Normalmente, porém, a dor no quadril ocorre devido à tensão muscular que ocorre em músculos como os glúteos.
Esses músculos podem desenvolver tensão e rigidez, causando desconforto e dificuldade ao caminhar ou se movimentar. Você também pode usar uma bola de tênis para impedir isso:
Passo 1: Deite-se de lado com a bola de tênis sob o músculo que lhe causa dor.
Passo 2: Gire lentamente os quadris, fazendo círculos lentos e suaves. Faça isso cerca de 12 vezes em 12 círculos.
Passo 3: Repita este processo, deitado do outro lado.
Corrija a Má Postura
A má postura que já existe há algum tempo pode ser difícil de corrigir. Seu corpo pode se curvar automaticamente para essa posição ou sentir dor quando não estiver nessa postura ruim.
Infelizmente, uma postura nada positiva traz muitos efeitos colaterais desagradáveis que podem prejudicar sua saúde. Felizmente, você pode corrigir a má postura com uma simples bola de tênis! Veja como:
Passo 1: Deite-se no chão, de costas.
Passo 2: Coloque duas bolas de tênis abaixo da parte superior das costas, nas laterais. Deve haver uma bola de cada lado.
Passo 3: Coloque as mãos atrás da cabeça; em seguida, empurre a cabeça do chão.
Passo 4: Mova a cabeça para que o queixo se aproxime do peito.
Passo 5: Levante os quadris. Levante-os até que proporcione uma tensão suave.
Passo 6: Respire profundamente três vezes enquanto se move. As bolas abaixo de você devem rolar para cima e para baixo na região superior das costas.
Considerações finais sobre como parar a dor ciática e nas costas com uma bola de tênis
Inúmeras formas de tratamento natural podem ajudar a aliviar as dores nas costas e no nervo ciático, e usar uma bola de tênis é uma delas. Usar este método positivo é conveniente e muito fácil de fazer; ajuda a aliviar a dor atual e a prevenir dores futuras.
Naturalmente, existem muitas outras opções à sua escolha. Ioga, quiropraxia, massagens, pilates e exercícios regulares podem ajudar a aliviar essa dor. Além disso, manter uma boa postura e até dormir bem podem ajudar a prevenir o aparecimento de dores nas costas e ciática.
Se você tem usado o método da bola de tênis, outros métodos ou uma mistura de todos eles, e ainda está lidando com dores fortes, converse com seu médico sobre suas opções.
Imagem de Capa: Canva