Um homem muito poupado, que revela vasculhar latas de lixo para pegar comida e acumula coisas que encontra na rua, é na verdade um milionário secreto.
O aposentado alemão Heinz B, de 80 anos, não é um milionário comum pois aparenta ser um sem-abrigo necessitado, mas as suas sete casas, dois apartamentos e a sua enorme conta bancária dizem o contrário.
Proprietário de nove propriedades em Darmstadt, Alemanha, no qual uma delas ele guarda tudo o que encontra, Heinz credita uma vida simplista e frugal ao seu sucesso financeiro.
Na realidade, Heinz, afirma só ter 15 euros – cerca de 80 reais – restantes na sua conta poupança. Mas isso porque ele retirou 700 mil euros – cerca de 3 milhões e 750 mil reais – em dinheiro para pagar pela compra da sua décima casa.
Outros 100.000 euros – aproximadamente 535 mil reais – também foram investidos como depósito a prazo fixo no banco, “caso contrário, não haverá mais juros!”, disse o aposentado ao Bild, de acordo com o The Sun.
O engenheiro eletricista sobrevive com sua aposentadoria, bem como outra pensão de benefício.
Os únicos luxos do alemão são uma conexão à Internet e um laptop – um telefone celular está fora de cogitação, pois lhe custaria 10 euros extras (53 reais) por mês. Heinz economiza a maior parte do seu dinheiro em comida, alegando que não gasta nem 5 euros (27 reais) por mês.
Ele admitiu: “Vivo frugalmente, foi assim que cresci! Talvez [eu] compre um pouco de óleo para fritar ou algo assim, se acabar. Mas encontro a maior parte da comida no lixo.”
“As pessoas desperdiçam e jogam fora tanta coisa que daria para alimentar uma família inteira! Por exemplo, as pessoas compram um pacote de salsichas, comem uma e simplesmente jogam o resto no lixo.”, acrescentou.
Heinz também é ajudado por seus vizinhos, que deixam pendurados em sua cerca alimentos que seriam descartados ou que estão vencidos.
Em troca, o milionário os presenteia com itens bem preservados do lixo de seu jardim, que foram coletados. Heinz acumula tudo o que pode, onde quer que possa – mas apenas se puder colocá-lo em sua bicicleta velha, que ele usa para todos os lugares.
Ele também afirma que investe todo o seu dinheiro em imóveis porque “eles têm a menor perda de inflação”. Mas com tantas casas e ninguém com quem partilhá-las, muitos podem perguntam o que Heinz planeja fazer com a sua herança.
Ele disse: “Não tenho ideia. Tenho alguns primos distantes, mas eles não podem pagar o imposto sobre herança. Talvez eu dê as casas aos inquilinos.”
Imagem de Capa: Ullstein Bild