Espera-se que milhares de americanos viajem para assistir o tão esperado eclipse total, que poderá ser visto por cidades como Mazatlán e Torreón, no México; San Antonio, Austin e Dallas no Texas; Little Rock em Arkansas e Indianápolis em Indiana.
Com isso em mente, as pessoas estão sendo alertadas para esperar horas de congestionamento. Em 2017, por exemplo, algumas áreas chegaram a ter até 13 horas de congestionamento.
Com as estradas cada vez mais movimentadas, também foi emitido um alerta sobre um potencial aumento de acidentes automobilísticos fatais.
Mas não é por causa da breve escuridão em que caímos durante o eclipse em si, mas por causa do aumento da quantidade de carros nas estradas antes do momento histórico.
Donald Redelmeier, investigador principal do estudo e cientista sênior do Tory Trauma Research Program do Sunnybrook Research Institute, disse: “Encontramos um aumento significativo no risco de tráfego nos EUA na época do eclipse total, com média de um acidente de veículo extra a cada 25 minutos e uma fatalidade extra em um acidente a cada 95 minutos.”
Observando que não é a falta de luz do sol que causa o problema, Redelmeier explicou ainda: “As descobertas provavelmente derivam do aumento do tráfego, viagens em rotas desconhecidas, velocidade para chegar a tempo, distração do motorista por um evento celestial, consumo de drogas ou álcool. prejuízo causado por celebrações relacionadas ou visualização de eclipses em locais inseguros à beira da estrada.”
À luz disso, recomenda-se que as pessoas respeitem os limites de velocidade, minimizem as distrações, usem cinto de segurança e nunca dirigir com deficiência.
O eclipse solar total acontece neste segunda-feira, dia 8 de abril, no entanto só será visível de forma total em grande parte da América do Norte e em Portugal só os Açores conseguirão assistir ao fenômeno, no entanto, de forma parcial.
O fenômeno terá início no Oceano Pacífico Sul e deve começar a passar pelo México por volta das 15h07 (horário de Brasília), conforme divulgação da Nasa, agência espacial norte-americana.
Apesar de não haver possibilidade em assistir do Brasil, espectadores curiosos pelo evento astronômico terão a opção de acompanhar através das redes sociais e canais oficiais da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa).
Já nos Açores, o eclipse – que será visto parcialmente – poderá ser observado entre as 19h00 e as 20h00 (hora local).
O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona à frente da Terra e do Sol, bloqueando os raios solares, deixando algumas regiões completamente às escuras em pleno dia.
Imagem de Capa: Canva