O protagonista do filme passou por momentos terríveis ao interpretar o papel de Jesus Cristo no filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson de 2004.
Durante as filmagens da cena final do filme, Jim Caviezel foi atingido por um raio em Matera, Itália, com uma bifurcação adicional do raio que também atingiu o assistente do diretor Jan Michelini.
Embora Michelini tenha sido atingido por um raio duas vezes durante as filmagens, o sofrimento do ator principal não foi induzido exclusivamente por tal fenômeno.
Caviezel também teve que lidar com a encenação fisicamente extenuante das últimas 12 horas de Jesus Cristo, incluindo carregar e pendurar em uma cruz por horas a fio. E isso afetou o corpo de Caviezel.
Devido ao uso de poucas roupas durante as filmagens dessas cenas, o ator, que é católico devoto, sofreu diversas doenças e infecções em decorrência do filme. Além disso, uma chicotada acidental de um colega deixou um corte de 35 centímetros nas costas de Caviezel, acrescentando ainda mais dor e sofrimento à sua atuação.
Em entrevista ao National Catholic Register, ele falou sobre a imensa dor que sentiu durante as filmagens do intenso filme. “Isso quase me matou”, admitiu Caviezel, “poucas pessoas são atingidas por um raio; Eu fui. Cinco meses e meio de frio. Tive que fazer duas cirurgias cardíacas, incluindo uma cirurgia de coração aberto, por causa daquele filme.”
Caviezel continuou listando seus ferimentos, que foram abundantes devido à natureza cansativa do filme. “Eu desloquei meu ombro”, acrescentou o ator, “Além disso, tive pneumonia. Fiquei muito doente.”
Embora alguns considerassem condições de trabalho insuportáveis, Caviezel as vê, pelo menos em parte, como necessárias para o que era necessário dele no filme. “Se tivéssemos filmado aquele filme em um estúdio, você não teria visto aquela performance”, lembrou Caviezel, “[Então] valeu a pena? Absolutamente.”
É claro que poucos atores foram feitos para suportar condições físicas tão terríveis devido a um filme, mas isso não impediu Caviezel; que deve aparecer mais uma vez como Jesus Cristo na sequência de A Paixão de Cristo, com previsão de estreia para 2025.
Imagem de Capa: Jim Caviezel/Divulgação Newmarket Films