Uma influenciadora chilena foi muito crtiticada nas redes sociais depois que fez uma publicação durante uma visita que fez à casa em que Anne Frank morou, em Amsterdã, Holanda.
Durante uma gravação de vídeo no exterior da casa, onde a jovem judia e sua família permaneceu escondida por 2 anos da perseguição nazista, Naya Fácil, de 26 anos, disse aos seus 2,4 milhões de seguidores:
“Estou chocado com a casa de Anne Frank. Ela tinha metade do lugar só para ela. Ela viveu melhor do que nós”, afirmou a influenciadora.
Ainda em sua publicação, Naya revela estar impressionada com a diferença na fachada da casa da vítima do Holocausto, hoje convertida em um museu, em comparação com as demais casas vizinhas.
Além de causar revolta pela forma que falou sobre o assunto, Naya também foi criticada por divulgar desinformação.
Anne Frank e sua família não ocuparam “metade do lugar” como a influenciadora afirmou, mas ficaram escondidos na parte de trás do prédio, conhecido como Anexo Secreto, durante dois anos, até serem capturados pela Gestapo em 1944.
Após a repercussão do vídeo, o Museu Judaico do Chile divulgou imagens da casa na época da Segunda Guerra, para contextualizar a história de Anne Frank e a realidade do local.
Em seu comunicado, a instituição afirmou que Naya falou “levianamente e sem informações adequadas a Anne Frank”, além de pedir que todos verificassem “com empatia e respeito as informações que serão divulgadas, antes de entregar dados incorretos que confundem e desrespeitem”.
Naya pediu desculpas publicamente por seus comentários, mas se mostrou contra as críticas que recebeu: “Sinto muito por Anne Frank, mas gente… em vez de me criticar e julgar, seria melhor me educar ou explicar”.
Naya Fácil: “Estoy en shock con la casa de Ana Frank, se gastaba la media casa, vivía mejor que nosotros” pic.twitter.com/Jr4dLj3kus
— Rodrigo Saavedra 1️⃣🌳🧜🏻♂️🏳️🌈 (@R_SaavedraM) May 3, 2024
Imagem de Capa: Reprodução