A NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, alertou sobre possíveis apagões tecnológicos devido a uma tempestade solar “severa”.
Durante esta semana, a agência compartilhou o alerta depois que duas enormes manchas solares se fundiram e ejetaram múltiplas erupções solares, duas das quais foram categorizadas como classe X – o que significa que estão na maior categoria.
A tempestade solar geomagnética é de um nível 4, que é considerado “severo”. A NOAA também observou que o nível ‘grave’ é ‘muito raro’, dizendo: “Este é um evento incomum”.
As explosões, conhecidas como ejeções de massa coronal (CME), expandem-se à medida que viajam pelo espaço e devem chegar no final de hoje (10 de maio) ou no início de amanhã (11 de maio).
“O Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA – uma divisão do Serviço Meteorológico Nacional – está monitorando o sol após uma série de explosões solares e ejeções de massa coronal (CMEs) que começaram em 8 de maio”, disse a agência em comunicado sobre a tempestade.
A última vez que o Observatório de Tempestade Geomagnética foi listado como ‘grave’ foi em janeiro de 2005. “Esses dois aglomerados de manchas solares são magneticamente complexos e muito maiores que a Terra. Juntos, eles têm sido a fonte de frequentes erupções de classe M (menores a moderadas).”, disse o comunicado.
“RGN 3664 (a região combinada de manchas solares) continua a crescer e aumentar em complexidade magnética e evoluiu para uma ameaça maior de aumento do risco de explosões solares.”, acrescentou.
Os impactos podem variar desde o aparecimento da aurora boreal até apagões de rádio de alta frequência, comunicação por satélite e problemas de GPS, incluindo aumento do erro de alcance. Irregularidades nos sistemas de energia também podem resultar no disparo de alarmes falsos nos dispositivos de segurança.
Os apagões e interrupções podem durar algumas horas enquanto a tempestade solar atinge seu pico de intensidade, mas pode continuar com intensidade reduzida durante o fim de semana.
First G4 (Severe) geomagnetic since 2005 has been issued.
The aurora tonight (5/10) /tomorrow morning (5/11) may become visible over much of the northern half of the country, & possibly as far south as Alabama to northern California. https://t.co/upPlNYuNev@NWSSWPC @NWS pic.twitter.com/JTHmXtRKOc
— NOAA (@NOAA) May 10, 2024
Imagem de Capa: Canva