Se você está planejando a próxima tatuagem ou talvez a primeira, você pode ficar pensando se deve ou não colocar um pouco de determinada cor ali.
Isso por que, um novo estudo mostrou riscos preocupantes para as pessoas que têm tatuagens, mas também revelou o perigo de uma cor específica de tatuagem.
Não é nenhum segredo que as pessoas muitas vezes podem ter algumas reações alérgicas ao fazer tatuagens, ter alguma inflamação devido à exposição ao sol ou até mesmo pegar uma infecção se não seguirem os conselhos do tatuador depois de fazer isso.
Estudos anteriores analisaram os possíveis efeitos a longo prazo das tintas de tatuagem para a saúde e sugerem que essas reações podem estar ligadas à presença de produtos químicos nocivos nas tintas mais comuns utilizadas.
Os ftalatos e o benzopireno são dois dos produtos químicos mais nocivos presentes na tinta usada para criar tatuagens em todas as pessoas e têm sido associados ao câncer e à desregulação endócrina.
E embora a tinta preta geralmente seja feita de fuligem e às vezes possa conter ossos de animais transformados em carvão, essa não é a cor a ser alerta.
Embora ainda haja falta de compreensão e informação sobre os perigos em geral, o vermelho é a cor considerada “mais perigosa”.
Com base nos estudos, a Non Toxic Revolution explicou: “O pigmento vermelho costuma causar mais reações na pele e é considerado o mais perigoso porque contém cádmio, mercúrio ou óxido de ferro”.
Desta forma, eles aconselharam: “Escolha uma tinta vermelha com naftol”.
Quais os riscos?
Os cientistas viram possíveis conexões entre tatuagens e câncer de pele, mas a conclusão e não está clara quanto ao papel das tatuagens e do câncer. Houve casos raros de tumores malignos de câncer de pele encontrados em tatuagens, mas os cientistas dizem que isso pode ser apenas uma coincidência.
Existem até teorias de que os ftalatos eliminam o corpo em horas e poderia ser o caso das tatuagens, uma vez que não são contínuas, como algumas exposições aos ftalatos.
Imagem de Capa: Canva