Veranico à vista: Regiões do Brasil podem alcançar 35ºC em junho

A partir desta quarta-feira (5), um novo bloqueio atmosférico deve se estabelecer no Sudeste do Brasil. Dessa forma, provocando um período de tempo quente e seco em grande parte do Centro-Sul do país.

De acordo com a Climatempo, nas próximas semanas as temperaturas podem atingir 35°C.

Durante o outono, muitas áreas de Minas Gerais, São Paulo e algumas regiões de Goiás, Distrito Federal e leste do Mato Grosso terão tardes mais quentes, com temperaturas acima da média para esta época do ano.

No entanto, este fenômeno, que deve durar até 14 de junho, é considerado um veranico. A Climatempo define veranico como um período atipicamente quente que dura mais de quatro dias em pleno inverno ou outono.

Segundo a Climatempo, veranico não necessariamente configura uma onda de calor. Enquanto as altas temperaturas e os riscos à saúde (tanto pelo calor noturno quanto diurno) definem a onda de calor, a “pausa nas chuvas” e a “duração desse período mais quente” durante o outono caracterizam o veranico.

As temperaturas máximas esperadas incluem:

  • Interior de São Paulo: entre 30°C e 32°C.
  • Rio Grande do Sul: entre 28°C e 30°C.
  • Partes do Mato Grosso do Sul: entre 34°C e 35°C.

Um veranico é caracterizado por temperaturas acima da média, tempo seco e pouca chuva. Esse fenômeno ocorre algumas vezes na região Sul do país.

Contudo, mesmo com o calor durante o dia, as noites nas regiões afetadas pelo veranico ainda podem ser mais frescas, com sensação de frio.

Com informações: Climatempo





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!