Você já se perguntou para que serve aquele pequeno bolso dentro do bolso maior na sua calça jeans? Muitos acreditam que ele foi projetado para guardar moedas ou pequenos objetos. No entanto, a história por trás desse detalhe revela um propósito diferente e fascinante.
O pequeno bolso da calça jeans remonta ao ano de 1890, quando a Levi’s costurou esse bolso nos seus jeans com um objetivo específico: guardar relógios de bolso.
Naquela época, os relógios de bolso eram um acessório comum, especialmente para os trabalhadores e homens que precisavam manter o controle do tempo durante suas atividades diárias.
A evolução dos jeans
Levi Strauss e Jacob Davis patentearam o conceito do bolso do relógio em 20 de maio de 1873, como parte da patente ‘Improvement in Fastening Pocket Openings’.
Tracey Panek, historiadora da Levi Strauss & Co., explicou que os primeiros macacões de cintura da Levi’s, datados de 1879, incluíam esse bolso, que era um elemento essencial dos jeans da época.
Portanto, nos séculos 19 e início do 20, era comum carregar um relógio de bolso. Desse modo, eram guardados nesses bolsos específicos. Contudo, com o avanço da tecnologia e a introdução dos relógios de pulso, os relógios de bolso se tornaram menos comuns.
No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma necessidade de conservar materiais para o esforço de guerra. Por isso, a Levi’s a removeu os rebites dos cantos do bolso do relógio para economizar metal.
Porém, após a guerra, os rebites foram reintroduzidos. Portanto, o bolso do relógio voltou a ser um elemento distintivo dos jeans Levi’s, incluindo o desenho de arco conhecido como Arcuate.
Por que o pequeno bolso ainda existe?
Apesar de hoje em dia poucas pessoas utilizarem relógios de bolso, o pequeno bolso permaneceu nos jeans como um tributo ao design original da Levi’s.
Além de preservar a integridade histórica e o estilo clássico dos jeans, o bolso ainda é útil para guardar pequenos itens, como isqueiros, moedas ou até mesmo chaves.
Portanto, este pequeno bolso, aparentemente insignificante, carrega uma rica história de inovação, adaptação e preservação da tradição.
Imagem de Capa: Canva