A maioria de nós conhece ou possui as quatro principais cores de olhos: castanho, azul, avelã e verde.
Por muitos anos, os olhos verdes foram considerados o mais raro de todas as cores de olhos – com cerca de apenas 2% das pessoas no mundo tendo essa cor – e dominando todos aqueles com olhos azuis e castanhos, os olhos avelã estavam em segundo lugar.
Mas parece que uma outra cor ainda mais incomum surgiu no mundo da cor dos olhos, já que os cientistas afirmam ter definido que esta, segundo eles, é a mais rara em humanos.
Sim, os cientistas agora afirmam que a cor de olhos mais rara de todas não é mais verde, mas cinza.
Isso não era possível anteriormente, pois o cinza fazia parte da casa azul, mas agora os cientistas recalibraram suas definições e fizeram do cinza uma cor totalmente separada.
Então, quão comuns são as diferentes cores dos olhos?
Internacionalmente, a cor de olhos castanho – ou marrom – é de longe a mais comum, representando entre 55% e 79% da população mundial, de acordo com a VeryWell Health.
O azul vem em seguida, pesando entre 8% e 10%, quase o mesmo que a avelã, que chega a 10% globalmente, e também pode ser rastreada até um ancestral comum. No entanto, o azul é mais visto nos EUA, onde representa 27%, enquanto o avelã representa 18%.
Por fim, temos o cinza, a cor divergente do azul, que menos de 1% da população dos EUA e da população global como um todo.
Olhos cinza e azuis costumam ser confundidos, pois ambos têm baixa quantidade de melanina e absorvem comprimentos de onda maiores de luz.
A cor dos olhos é, na verdade, apenas a cor da íris e é uma característica herdada. Vários genes afetam a cor e o tom dos olhos de uma pessoa, e a combinação produz um pigmento único.
Imagem de Capa: Canva