Ter amizade com um ex-namorado é um tema bastante controverso e que gera debates. Será que é possível manter uma relação amistosa com alguém que significou tanto no passado? E mais importante, será que isso é saudável?
Desse modo, um estudo trouxe à tona um aspecto preocupante: ex-namorados que insistem em manter a amizade podem apresentar traços de personalidade psicopática.
É comum acreditar que continuar amigo de um ex demonstra maturidade e um desejo genuíno de ver a outra pessoa feliz, mesmo que não estejam mais juntos. No entanto, essa situação pode ser mais complexa do que aparenta.
Existe a possibilidade de que essa insistência na amizade seja uma forma de manipulação e controle, características associadas a traços psicopáticos.
Um estudo, conduzido por pesquisadores da Oakland University, analisou os traços de personalidade de 861 pessoas e seus relacionamentos passados.
Os participantes responderam perguntas sobre seus relacionamentos atuais e se mantinham amizade com seus ex-namorados. Em seguida, preencheram questionários para avaliar qualidades narcisistas e psicopáticas.
Os resultados indicaram que indivíduos com traços psicopáticos eram mais propensos a manter contato com seus ex-parceiros. Esse comportamento era motivado por razões egoístas, como obter benefícios contínuos, sejam eles sexuais, financeiros ou informativos.
Além disso, muitos psicopatas não suportam a ideia de seus ex-parceiros estarem em novos relacionamentos, utilizando seu charme para persuadir o ex a permanecer amigo e assim, manipulá-los mais facilmente.
Entendendo a psicopatia
A psicopatia é um tipo de transtorno de personalidade antissocial. Pessoas com traços psicopáticos demonstram egoísmo extremo, falta de empatia e são capazes de usar charme falso para manipular outros.
Por isso, um psicopata pode manter uma “amizade” estratégica com um ex-parceiro para continuar a tirar proveito de algum benefício.
Imagem de Capa: Canva