Médicos, especialistas e até mesmo as pessoas mais próximas e queridas podem tentar lhe dizer algo para te convencer, mas isso não significa que você ouvirá seus conselhos.
Desta forma, uma série narrada pelo ator de “Thor”, Chris Hemsworth, parece ser a única coisa que conseguiu deixar as pessoas realmente empolgadas com o corpo humano. Ou, mais especificamente, qual é o efeito que o jejum tem.
Todos nós já ouvimos falar sobre os supostos benefícios de ficar sem comer sempre que possível, mas aposto que você nunca viu isso dessa forma antes.
Ouvir Hemsworth simplificar um pouco a questão para nós de alguma forma, reforça a mensagem dez vezes mais. Assim, a série documental “Sem Limites” do ator no Disney Plus, explora diferentes maneiras pelas quais os humanos podem viver vidas mais longas e saudáveis.
O homem de 40 anos pode parecer o epítome da boa forma física, mas ele está sempre em busca de outras dicas e truques para se manter em forma.
E durante sua jornada de saúde para a série, Hemsworth chegou à conclusão de que você é o que você come… ou não come.
Enquanto se preparava para embarcar em um jejum de quatro dias, onde teria que sobreviver com “basicamente água e zero calorias”, o astro da Marvel decidiu aproveitar a oportunidade para lembrar aos fãs qual era o verdadeiro propósito disso.
Ele explica: “Minha comida contém glicose, o combustível que alimenta os trilhões de células saudáveis do meu corpo. Mas essa glicose também alimenta outra coisa… células zumbis.”
Ele explica o que são céluas zumbis: “Células velhas e danificadas que permaneceram além de sua vida útil. Ao expelir lodo tóxico, esses zumbis infectam outras células saudáveis, acelerando o processo de envelhecimento.”
“Tudo, desde perda de cabelo e rugas até o aparecimento de artrite, câncer e demência.”, afirma o ator no documentário. “Mas o que os cientistas perceberam é que, quando jejuamos e cortamos o suprimento de glicose, esse exército de zumbis fica sem energia, o que os priva de seu poder.”
Hemsworth está se referindo às células senescentes e como a glicose acelera sua deterioração – mas, como o ator de Hollywood mencionou, sem o suprimento de açúcar, elas são um dragão muito mais fácil de matar.
“Quando há muita comida, nosso corpo armazena o excesso de energia na forma de gordura sob a pele e ao redor dos órgãos internos. Quando a comida é escassa, essa gordura é enviada para o fígado, onde é transformada em uma fonte alternativa de combustível chamada cetona.”, explica.
“E são essas cetonas que fornecem a fonte de energia de emergência. Não apenas para nossos corpos, mas também para nossos cérebros.”, disse a estrela.
Hemsworth não é só conversa, já que no terceiro episódio de “Sem Limites”, ele trabalhou ao lado do Dr. Peter Attia enquanto documentava seu jejum extenuante, que ele descreveu como “os quatro dias mais difíceis de sua vida”.
“Eu sei que o que coloco no meu corpo é importante, mas o que eu não sabia é que a melhor coisa que posso comer se quiser viver uma vida longa e saudável é nada”, disse ele, esperando desbloquear os poderes antienvelhecimento que o jejum pode promover.
Mas não desanime se você bater com a cara na parede, como aconteceu até mesmo com esse musculoso, que explicou que se sentia “tonto, muito fraco e com muita fome”, enquanto também reclamava que ficava exausto depois de subir escadas ou fazer uma curta caminhada.
O Dr. Attia, que monitorou o ator durante o experimento, disse sobre o jejum de Hemsworth: “Não acho que Chris tenha achado isso uma experiência agradável. Mas uma grande parte do jejum é entender por que você está fazendo isso. E essa é a chave para tolerar isso: é ser capaz de se concentrar na motivação por trás do jejum.”
Veja o trailer, a seguir, de “Sem Limites”:
Imagem de Capa: Reprodução Disney Plus