Ao acordar, se a primeira coisa que você pensa é em tomar uma xícara de café, você deveria rever essa sua rotina matinal. Dessa maneira, especialistas afirmam que tomar café imediatamente após acordar pode não ser a melhor opção para sua produtividade e energia ao longo do dia.
De acordo com um porta-voz da Oddy Knocky Coffee, tomar café logo ao despertar pode interferir nos ritmos naturais do corpo, particularmente na produção de adenosina e cortisol.
A adenosina é um químico que nos deixa sonolentos e aumenta gradualmente durante o dia, preparando-nos para o sono à noite. O cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, atinge seus níveis mais altos pela manhã, ajudando-nos a acordar.
“Quando você toma café assim que acorda, pode afetar o funcionamento do relógio interno do seu corpo”, explica o porta-voz. Isso ocorre porque o café pode criar um “conflito de substâncias químicas” que bagunça sua energia e concentração, deixando-o “desfocado e improdutivo.”
Por isso, para evitar os efeitos negativos, os especialistas indicam que você espere cerca de uma hora após acordar para tomar sua primeira xícara de café. Desse modo, permite que os níveis de cortisol diminuam naturalmente. Assim, equilibrando melhor a ingestão de cafeína com o ritmo biológico do corpo.
“Equilibrar a ingestão de cafeína com o ritmo natural de cortisol e adenosina do corpo pode melhorar a eficácia da sua xícara matinal e evitar interrupções no relógio interno,” acrescenta o porta-voz.
Além de ajustar o horário da primeira xícara de café, é importante também prestar atenção ao consumo ao longo do dia. Para os notívagos, recomenda-se evitar café pelo menos seis horas antes de dormir para garantir que a cafeína não interfira no sono, ajudando a manter um descanso adequado.
Imagem de Capa: Canva