Não extermine libélulas: Saiba os motivos pelos quais é ótimo ter esse inseto por perto

Quando sua casa está sendo invadida por formigas ou cupins ou algum outro inseto que possa causar danos ou doenças, geralmente as pessoas tentam chamar uma empresa de controle de pragas ou tenta eliminar os invasores por conta própria.

Mas libélulas? Há tantos motivos pelos quais é ótimo ter libélulas por perto!

Por isso, descubra a seguir os vários motivos pelos quais você não deve exterminar as libélulas em seus quintais.

1. Libélulas são lindas!

Muitas pessoas amam libélulas apenas por sua aparência. Se essa é a única razão pela qual você hesita em exterminar esse delicado inseto de seu quintal, já é razão suficiente!

Muitos costumam tentar atrair borboletas para seus quintais, então por que não deixar alguns insetos igualmente deslumbrantes voarem com elas?

2. Libélulas são inofensivas para as pessoas

Muitos perguntam se libélulas mordem. Sim, é possível ser mordido por uma libélula, mas isso é quase impossível. Você teria que agarrar uma libélula, e assim sim, ser merecidamente mordido.

Desta forma, elas não atacam pessoas. Elas também não causam danos à sua casa, jardim ou gramado. Desta forma, por que pagar para remover algo que é completamente inofensivo?

3. Libélulas são insetos muito benéficos!

Libélulas são excelentes predadoras de pequenos insetos voadores. A maioria das pessoas não gosta de ter mosquitos e pernilongos por perto.

As libélulas ajudarão a eliminar muitas dessas pequenas pragas, pois elas são exterminadoras de pragas voadoras da natureza com capacidade de devorar centenas de mosquitos incômodos por dia. (às vezes são chamadas de gaviões-mosquitos por sua habilidade de mastigar mosquitos).

Agora que você já sabe dos benefícios de manter as libélulas vivas, saiba como atrair esses insetos para o seu jardim e criar uma zona natural de controle de pragas que realmente incomodam e causam problemas:

Algumas plantas são verdadeiras imãs de libélulas, tenha elas na sua casa ou jardim:

Taboa: Fornece abrigo e áreas de reprodução para as ninfas de libélulas.

Nenúfares: Oferecem pontos de descanso para as libélulas adultas.

Líatris: Atrai os insetos dos quais as libélulas se alimentam, criando um banquete para as caçadoras de mosquitos.

Lantana: Flores brilhantes e néctar atraem libélulas e outros insetos benéficos.

Erva-de-São-João: Fornece néctar e atrai polinizadores que as libélulas adoram comer.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!